A Aegea Saneamento foi destaque na quinta edição do evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico”, promovida pelo Trata Brasil. Por meio de sua concessionária Águas de Primavera, que opera na cidade de Primavera do Leste (MT), a Aegea está novamente presente na lista que reconhece cidades que demonstraram comprovada evolução na prestação dos serviços de água e de coleta e tratamento de esgoto.
Responsável pelos serviços de água e esgoto em Primavera do Leste desde 2012, a Aegea atende mais de 63 mil pessoas na cidade e aumentou a cobertura de esgoto de 30% para 70% em apenas quatro anos após o início das operações. A empresa continua a promover melhorias na prestação dos serviços como a expansão da rede esgoto em 10 quilômetros da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Traíras. O fornecimento de água já é uma realidade para 100% da população.
“Este reconhecimento é resultado de um intenso trabalho operacional e estratégico, atrelado a grandes investimentos na cidade. Para atender as necessidades do município, que possui forte ênfase em atividades comerciais e na agricultura, investimos cerca R$ 62,5 milhões deste 2012. Nosso modelo de negócio permitiu, em tão pouco tempo, promover mudanças significativas nos índices de cobertura para a população”, afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.
De acordo com Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil “reconhecer as iniciativas bem-sucedidas em saneamento básico e os avanços nos índices das cidades, sejam elas grandes ou pequenas em termos populacionais, e destacar o papel das agências reguladoras correspondem aos compromissos assumidos pelo Instituto. Com isso, conseguimos dar visibilidade ao tema e estimular a adoção destas práticas por outros municípios que ainda não oferecem a cobertura adequada do saneamento básico aos seus habitantes”.
Presente em 12 estados, a Aegea desenvolve soluções inovadoras e eficientes em saneamento básico que variam de acordo com as particularidades geográficas e sociais das cidades de seu portfólio de atendimento, com populações que variam de três mil a 2,22 milhões de habitantes.