O QUE É O SANEAMENTO BÁSICO?

O saneamento básico consiste na atividade de coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas, assim como qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades. O abastecimento de água potável e o manejo de água pluvial também fazem parte das atividades nas quais se enquadram o saneamento básico.

O saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal e definido pela Lei nº. 11.445/2007como o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

O Manual do Saneamento da Aegea tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o saneamento básico e a importância do tratamento da água e do esgoto e sua relevância para a saúde e para a preservação do meio ambiente. Aqui, você encontra dicas de uso inteligente da água, utilização correta dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, cuidados com o hidrômetro, limpeza de caixa d’água, como detectar vazamentos internos e orientações sobre tarifas e legislação relacionada aos serviços de saneamento básico.

Veja Também

Responsabilidade Social
Responsabilidade Social

Ser socialmente responsável faz parte da nossa história. É o fundamento maior da nossa gestão.

Compliance
Compliance

A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades.

Quem Somos
Quem Somos

Saiba mais sobre a Aegea, a maior empresa de saneamento do segmento privado no Brasil.

Governança Corporativa
Governança Corporativa

Como companhia aberta desde 2014, investimos no aperfeiçoamento constante da governança corporativa.