Inovação a serviço do saneamento

A sustentabilidade está diretamente relacionada à inovação. Desafios econômicos, ecológicos e sociais exigem a criação de novos procedimentos e tecnologias que auxiliem essas demandas. Com pesquisas voltadas a estas necessidades, obtemos avanços e desenvolvimento constantes.

No setor de saneamento, a inovação tecnológica abre um universo de possibilidades. É um grande diferencial e uma das ferramentas mais importantes na busca do equilíbrio entre recursos hídricos, meio ambiente e saúde pública.

O Núcleo de Eficiência e Tecnologia da Aegea é responsável pela criação e busca de soluções que melhorem os serviços que englobam o ciclo integral da água, gerando mais eficiência, menor custo e maior abrangência.

O Núcleo está dividido em quatro áreas estratégicas:

Gestão de Controle de Perdas

O Sistema de Gestão de Controles de Perdas (GCP) inclui procedimentos para toda a rede de distribuição, desde a água que sai da estação de tratamento até chegar ao usuário final. Cada rede tem suas peculiaridades e o GCP conta com um guia de ação prático para as operações do dia a dia. O GCP faz o acompanhamento de toda a rede de distribuição, por meio de um único ponto de monitoramento, o CCO-GCP (Centro de Controle de Operações GCP).

Gestão de Processos

A gestão de processos é voltada para apoiar as unidades operacionais no que tange os sistemas de tratamento de água e esgoto. A equipe elabora análises para sistemas existentes com problemas ou novos sistemas para Novos Projetos. O Setor possui uma atuação ampla, onde a busca a adoção de soluções técnicas, redução de consumo de energia elétrica e maior eficiência para os processos de uma maneira geral.

Gestão de Projetos

A área de Projetos está dividida em duas frentes. A primeira cria e pesquisa modelos padronizados para a implantação dos sistemas apropriados às mais variadas situações, reunindo informações e recomendações que agilizam a implantação do modelo da Aegea em novas unidades. A outra frente pesquisa metodologias e ferramentas para otimizar a elaboração de projetos e a implantação das redes de água e esgoto.

Gestão e Eficiência Energética

A Gestão de Energia e Eficiência Energética é uma divisão da Eficiência e Tecnologia que tem o foco no gerenciamento do consumo de eletricidade nos sistemas de água e esgoto. A central permite a otimização do gasto de energia elétrica e a padronização de processos de gerenciamento de contas e eficiência.

O Núcleo de Eficiência e Tecnologia possui também novos conceitos de softwares e inteligência computacional para solucionar diferentes problemas no combate a perdas, eficiência energética e processos.

Nossos colaboradores também são estimulados a buscar soluções de aprimoramento desses procedimentos e tecnologias. Foi assim que um grupo de trainees desenvolveu o Projeto Geia, que propõe a integração dos nossos recursos (georreferenciamento, modelagem hidráulica e sensoriamento remoto) para evitar excesso de pressão e consequentes vazamentos na rede.

O Projeto Geia foi reconhecido internacionalmente, e figurou entre os cinco finalistas entre os 400 inscritos na Brazil Conference at Harvard & MIT, organizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Harvard University. A inovação dos nossos trainees também foi apresentada, internamente, durante o Workshop de Eficiência e Tecnologia. Realizado em Indaiatuba (SP), evento que possibilitou o compartilhamento de informações entre os colaboradores das nossas unidades.

Veja Também

Fale Conosco
Fale Conosco

Entre em contato com a Aegea para tirar dúvidas e solicitar mais informações sobre a empresa.

Quem Somos
Quem Somos

Saiba mais sobre a Aegea, a maior empresa de saneamento do segmento privado no Brasil.

Governança Corporativa
Governança Corporativa

Como companhia aberta desde 2014, investimos no aperfeiçoamento constante da governança corporativa.