Como parte de nossos valores, trabalhamos a responsabilidade social. Ser socialmente responsável faz parte da nossa história. É o fundamento maior da gestão do nosso negócio e um compromisso de longo prazo com nossos públicos, principalmente relacionado as comunidades em que atuamos.

Temos como finalidade ajudar a resolver problemas sociais e superar desafios globais, através de iniciativas e projetos próprios e incentivados. Tais atividades têm sido um elemento-chave da política corporativa da Aegea e certamente representam parte do sucesso da empresa.

Todas essas iniciativas contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, reduzindo as diferenças sociais e garantindo a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

POLITICA DE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos” (artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

Na nossa visão, uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público. É um compromisso. Com o lugar e com sua gente. Um pacto, que por um lado nos concede a oportunidade de oferecer soluções de saneamento com excelência e, por outro, nos torna parte integrante do processo de desenvolvimento local.

Porque entendemos que nosso propósito transcende o simples fornecimento de um serviço e que nossa verdadeira aspiração está em contribuir para melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem nestas localidades. Esta é a ideia que nos move.

É o estímulo que nos induz a compartilhar valor com nossas comunidades por meio de uma agenda social cujo objetivo é promover um modelo de desenvolvimento focado nas pessoas.

Por isso, articulamos e apoiamos projetos capazes de impactar positivamente os Índices de Desenvolvimento Humano Municipais (IDH-M) em três frentes: a educação (responsável por edificar o caminho para o futuro), o saneamento (que influencia na saúde e na longevidade) e a geração de renda (que dá acesso e eleva o padrão de vida). Pilares que consolidam nosso compromisso em colaborar, direta e indiretamente, com a evolução das condições básicas e suplementares de vida asseguradas a nosso público atendido.

Estratégia de Investimento Social da Aegea

Nossa estratégia de investimento social privado é repassar recursos a iniciativas e projetos sociais, ambientais, culturais, educacionais e/ou esportivos, sejam eles incentivados ou próprios, que contribuem para a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano Municipais nas localidades onde a companhia atua.

Nosso intuito é articular com a sociedade e instituições para promover e impulsionar um modelo de desenvolvimento focado em pessoas.

Assim, os investimentos em projetos sociais próprios e em projetos incentivados deverão estar alinhados com a Política de Sustentabilidade da AEGEA e com os princípios do Índice de Desenvolvimento Humano, que podem ser traduzidos por:

  1. Vida longa e saudável;
  2. Acesso ao conhecimento; e
  3. Padrão de vida digno.

O repasse de recursos a projetos incentivados pode ser realizado por meio das seguintes legislações: Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Lei do Audiovisual, Lei de Incentivo ao Esporte, Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, Fundos Municipais do Idoso, Pronon e Pronas/PCD.

Premissas

– Investimento em projetos que contribuam para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano do Município, preferencialmente com escopo relacionado à renda, educação e/ou saúde;

– Contribuição para obtenção da “Licença Social”, que entendemos como o comprometimento e aceitação da AEGEA e de suas afiliadas pela sociedade das localidades em que presta seus serviços;

– Alinhamento com a Política de Sustentabilidade e com os valores da AEGEA; e

– Atendimento pleno das exigências do Programa de Compliance e respeito ao Código de Conduta da AEGEA.

Abrangência Territorial

A área de atuação dos projetos que buscamos abrange todos os municípios em que as empresas do Grupo AEGEA possuem operação. Os negócios da empresa podem ser acessados em: http://www.aegea.com.br/fale-conosco/

Públicos atendidos

Podem ser beneficiários todos os indivíduos que residem nos municípios em que o grupo AEGEA possui operação, porém em especial os cidadãos com maior vulnerabilidade social.

Seleção de Projetos

Para projetos sociais próprios e incentivados, nosso compromisso é com a sociedade que prestamos serviços. Desta forma, as ações que realizarmos e/ou repassarmos recursos para execução deverão respeitar as particularidades de cada município onde atuamos, serem plurais em relação a sua abrangência e induzirem, sempre que possível, a igualdade entre os indivíduos, sobretudo a racial.

Os projetos que receberão recursos por meio das leis de incentivo serão selecionados pelo Comitê de Seleção de Projetos Incentivados, que avaliará anualmente as propostas e aprovará ou não a parceria, de acordo com critérios pré-estabelecidos.

Todos os projetos devem ser apresentados seguindo o “ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS”, que será divulgado conforme orientação do Comitê de Seleção de Projetos Incentivados, podendo ser público (aberto a todos os interessados) e/ou apenas mediante convite da AEGEA.

Uma vez aprovado o repasse de recursos e/ou investimento social, será elaborado um contrato com a obrigação entre as partes, e serão aplicados os processos de verificação e monitoramento de acordo com o Programa de Compliance da AEGEA.

No caso de projetos incentivados, em especial Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, Fundos Municipais do Idoso, Pronon e Pronas/PCD, pode haver a dispensa de contrato entre as partes.

Programas e Projetos

A Aegea atua direta e indiretamente na vida das comunidades e municípios onde atua, promovendo programas socioeducativos e socioambientais, gerando empregos e alterando a economia local.

Os projetos desenvolvidos fortalecem os laços com lideranças comunitárias, levam educação ambiental para as escolas com teatro, palestras e concursos, promovem ações de conscientização ambiental, oferecem cultura, estimulam professores a trabalhar com o tema do saneamento em salas de aula e atendem aos anseios da população além de, induzirem, sempre que possível, a igualdade entre os indivíduos, sobretudo a racial. Essas iniciativas, pontuais em cada unidade, são formatadas e alinhadas pela Gerência de Responsabilidade Social Corporativa.

Os esforços são direcionados ao estabelecimento de diretrizes corporativas, o que contempla a adoção de metodologia para a mensuração do impacto das ações a serem empreendidas. A estratégia, no entanto, não é uniformizar as iniciativas, mas customizá-las à realidade de cada região, de modo que respondam adequadamente às demandas sociais, estreitando o relacionamento e fortalecendo o diálogo com as comunidades locais.

Ver projeto
Afluentes

O Programa Afluentes tem por objetivo promover um canal aberto...

Ver projeto
Portas Abertas

O Projeto Portas Abertas tem o objetivo de receber visitantes...

Ver projeto
Programa Voluntariado Aegea

O Programa Corporativo de Voluntariado do Grupo Aegea pretende fomentar...

Ver projeto
Saúde Nota 10

O projeto Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos...

Ver projeto
Captação

Trata-se de um projeto com foco no desenvolvimento do potencial...

Ver projeto
Sanear é Viver

Tem como objetivo selecionar planos de aula elaborados por professores...

Ver projeto
Pioneiros

O projeto conta com a participação de 20 a 30...

Ver projeto
Estação Fonte do Saber

A Estação Fonte do Saber transforma a visitação às nossas...

Ver projeto
Tarifa Social

A Tarifa Social proporciona descontos na tarifa de água e...

Instituto Aegea

O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua.

Como uma das principais ferramentas de atuação social da Aegea, o Instituto trabalha para oferecer aos tomadores de decisão da companhia elementos que estreitam o relacionamento com a comunidade, sobretudo aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Veja Também

Manual do Saneamento
Manual do Saneamento

O Manual do Saneamento da Aegea tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o saneamento básico.

Compliance
Compliance

A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades.

Governança Corporativa
Governança Corporativa

Como companhia aberta desde 2014, investimos no aperfeiçoamento constante da governança corporativa.

Política de Sustentabilidade
Política de Sustentabilidade

A Aegea atua em conformidade com requisitos legais e as melhores práticas de mercado.