Compliance

A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades. Para divulgar e apoiar todas as iniciativas da empresa e de suas concessionárias, estabelecemos um Programa de Compliance que promove uma cultura de integridade com base nos valores e no Código de Conduta da Aegea.

O Programa de Compliance é conduzido pela Diretoria de Integridade, responsável também pelas investigações internas por meio do Canal de Ética. Para garantir independência e atender as melhores práticas, a Diretoria de Integridade responde para o Conselho de Administração do Grupo Aegea.

A Aegea trabalha o Compliance baseado em três pilares que norteiam o sistema e promovem atitudes éticas e íntegras em nossa rotina.

PREVENÇÃO

É o pilar mais importante. Além de verificar os riscos iminentes ao negócio, está atrelado ao estabelecimento de políticas e procedimentos que contam com o apoio de comunicações e treinamentos constantes para colaboradores e nossos parceiros de negócio.

DETECÇÃO

As suspeitas relatadas são apuradas com a finalidade de esclarecer os fatos e promover a verdade. O processo é conduzido com completa confidencialidade e respeito aos envolvidos.

CORREÇÃO

É a consequência do segundo pilar – Detecção. As falhas identificadas ou as possíveis atitudes inadequadas devem ser corrigidas imediatamente e, quando cabível, uma medida disciplinar será aplicada.

POLÍTICAS E CÓDIGO DE CONDUTA

Foram desenvolvidas políticas de Compliance, que regulamentam cada item com rigor de detalhes e os desdobram em várias regras práticas. O objetivo é deixar claro o que pode e o que não pode ser feito, pois são procedimentos que fazem parte da rotina das operações. Uma agenda intensa de comunicação e treinamentos é feita permeando todas as localidades de atuação. Todos os colaboradores recebem um Código de Conduta impresso e têm acesso a materiais online, como vídeos de conscientização para incentivar a adoção das práticas recomendadas.

Arquivo Tamanho Visualizar
Código de Conduta - Colaboradores (PDF) 26 MB
Código de Conduta - Nossa Conduta (versão resumida) (PDF) 5 MB
Código de Conduta - Parceiro de Negócio (PDF) 773 KB
Política de Cumprimento do Código de Conduta (PDF) 202 KB
Política Antissuborno e Anticorrupção (PDF) 694 KB
Política Antissuborno e Anticorrupção (versão resumida) (PDF) 77 KB
Política de Doações Contribuições e Patrocínio (PDF) 716 KB
Política de Brindes e Hospitalidades (PDF) 617 KB
Política de Extorsão e Proibição de Pagamento de Facilitação (PDF) 587 KB
Política de Consequências e Medidas Disciplinares (PDF) 282 KB
Política Canal de Ética (PDF) 234 KB
Política de Transação com Partes Relacionadas (PDF) 203 KB

ISO 37001

Quando se trata de serviços públicos prestados por empresas privadas, a qualidade da gestão, a transparência financeira e as políticas de Compliance, fazem a diferença. A Aegea deu passo importante sobre o tema em dezembro de 2018, quando se tornou a primeira empresa de saneamento a receber a certificação NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

A ISO 37001 utiliza como base aspectos abordados na legislação de combate à corrupção do mundo inteiro. As empresas certificadas mantem um sistema de gestão comprovadamente capaz de enfrentar os riscos relacionados às práticas de suborno, com padrão reconhecido internacionalmente.

A Diretoria de Integridade, responsável por implementar as medidas que alcançaram a certificação, utiliza como ferramenta palestras, treinamentos presenciais e online, implantação de políticas, além de metas arrojadas para mensurar os avanços. O compromisso com a ética e a integridade por parte dos colaboradores, bem como o endosso da alta liderança da companhia na execução do programa, são também fundamentais para o resultado alcançado.

A certificação ISO 37001 foi renovada em dezembro de 2021 com validade até dezembro de 2024 e, até lá, serão realizados outros processos de auditoria para manutenção desta certificação.

CANAL DE ÉTICA DO GRUPO AEGEA

Reforçando sua atuação transparente e íntegra em todos os seus negócios, o Grupo Aegea estabeleceu um Canal de Ética. Por meio dele, colaboradores, fornecedores, clientes e demais públicos de relacionamento, podem registrar, anonimamente, alegações e preocupações em relação a atitudes que violem o Código de Conduta e a legislação vigente no país. Os contatos são consolidados por empresa independente e encaminhados para análise do Comitê de Ética e Investigação.

Todas as denúncias são tratadas de forma confidencial e sigilosa, não trazendo qualquer exposição ao manifestante. É simples, seguro e anônimo, e disponibiliza a opção de acompanhar o andamento da denúncia.

O atendimento é realizado 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.

Atendimento Telefônico

Ligue para o telefone  0800 591 0923 para ser atendido pela empresa Aliant, especializada em registrar denúncias. É importante anotar o número do protocolo que será gerado durante o atendimento para acompanhar o andamento do relato.

Atendimento Online

Clique aqui para acessar o site, em seguida escolha a opção desejada, preencha os campos e faça a sua denúncia.

Veja Também

Governança Corporativa
Governança Corporativa

Como companhia aberta desde 2014, investimos no aperfeiçoamento constante da governança corporativa.

COVID-19
COVID-19

O saneamento básico é fundamental e um dos maiores aliados na prevenção contra o novo coronavírus.

Fale Conosco
Fale Conosco

Entre em contato com a Aegea para tirar dúvidas e solicitar mais informações sobre a empresa.

Revista Aegea
Revista Aegea

Acesse a revista Aegea e saiba mais sobre as iniciativas da empresa.