A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades. Para divulgar e apoiar todas as iniciativas da empresa e de suas concessionárias, estabelecemos um Programa de Compliance que promove uma cultura de integridade com base nos valores e no Código de Conduta da Aegea.

O Programa de Compliance é conduzido pela Diretoria de Integridade, responsável também pelas investigações internas por meio do Canal de Ética. Para garantir independência e atender as melhores práticas, a Diretoria de Integridade responde para o Conselho de Administração do Grupo Aegea.

A Aegea trabalha o Compliance baseado em três pilares que norteiam o sistema e promovem atitudes éticas e íntegras em nossa rotina.


PREVENÇÃO

É o pilar mais importante. Além de verificar os riscos iminentes ao negócio, está atrelado ao estabelecimento de políticas e procedimentos que contam com o apoio de comunicações e treinamentos constantes para colaboradores e nossos parceiros de negócio.

DETECÇÃO

As suspeitas relatadas são apuradas com a finalidade de esclarecer os fatos e promover a verdade. O processo é conduzido com completa confidencialidade e respeito aos envolvidos.

CORREÇÃO

É a consequência do segundo pilar – Detecção. As falhas identificadas ou as possíveis atitudes inadequadas devem ser corrigidas imediatamente e, quando cabível, uma medida disciplinar será aplicada.

POLÍTICAS E CÓDIGO DE CONDUTA

Foram desenvolvidas políticas de Compliance, que regulamentam cada item com rigor de detalhes e os desdobram em várias regras práticas. O objetivo é deixar claro o que pode e o que não pode ser feito, pois são procedimentos que fazem parte da rotina das operações. Uma agenda intensa de comunicação e treinamentos é feita permeando todas as localidades de atuação. Todos os colaboradores recebem um Código de Conduta impresso e têm acesso a materiais online, como vídeos de conscientização para incentivar a adoção das práticas recomendadas.

Arquivo Tamanho Visualizar
Código de Conduta - Colaboradores.pdf 3 MB
Código de Conduta - Parceiro de Negócio.pdf 3 MB
Política de Cumprimento do Código de Conduta.pdf 149 KB
Política Antissuborno e Anticorrupção.pdf 285 KB
Política Antissuborno e Anticorrupção (versão resumida).pdf 2 MB
Política de Doações Contribuições e Patrocínio.pdf 288 KB
Política de Brindes e Hospitalidades.pdf 196 KB
Política de Extorsão e Proibição de Pagamento de Facilitação.pdf 219 KB
Política de Consequências e Medidas Disciplinares.pdf 241 KB
Política Canal de Ética.pdf 250 KB

ISO 37001

Quando se trata de serviços públicos prestados por empresas privadas, a qualidade da gestão, a transparência financeira e as políticas de Compliance, fazem a diferença. A Aegea deu passo importante sobre o tema em dezembro de 2018, quando se tornou a primeira empresa de saneamento a receber a certificação NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

A ISO 37001 utiliza como base aspectos abordados na legislação de combate à corrupção do mundo inteiro. As empresas certificadas mantem um sistema de gestão comprovadamente capaz de enfrentar os riscos relacionados às práticas de suborno, com padrão reconhecido internacionalmente.

A Diretoria de Integridade, responsável por implementar as medidas que alcançaram a certificação, utiliza como ferramenta palestras, treinamentos presenciais e online, implantação de políticas, além de metas arrojadas para mensurar os avanços. O compromisso com a ética e a integridade por parte dos colaboradores, bem como o endosso da alta liderança da companhia na execução do programa, são também fundamentais para o resultado alcançado.

A certificação ISO 37001 tem validade até dezembro de 2021 e, até lá, serão realizados outros processos de auditoria para manutenção desta certificação.

CANAL DE ÉTICA

Reforçando sua atuação transparente e íntegra em todos os seus negócios, a Aegea estabeleceu um Canal de Ética. Por meio dele, colaboradores, fornecedores, usuários, autoridades, servidores públicos e demais públicos de relacionamento podem registrar, anonimamente, alegações e preocupações em relação a atitudes que violam o Código de Conduta e a legislação. Os contatos são consolidados por empresa independente e encaminhados para análise do Comitê de Ética, composto por membros da Administração, que se reúnem mensalmente para avaliar as denúncias formalizadas.

Todas as denúncias são tratadas de forma confidencial e sigilosa, não trazendo qualquer exposição ao manifestante. É simples, seguro e anônimo, e disponibiliza a opção de acompanhar o resultado da denúncia.

O atendimento é realizado 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.

Atendimento Telefônico

Ligue para o telefone 0800 648 6301 para ser atendido pela empresa Contato Seguro, especializada em registrar denúncias.

Atendimento Online

Clique aqui para acessar o site, em seguida escolha a opção desejada, preencha os campos e faça a sua denúncia.

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