Águas do Rio e Águas de Manaus receberam ministros do STF e STJ em agenda do Prêmio FGV de Responsabilidade Social
A Aegea, referência em saneamento no Brasil, reafirma seu compromisso com a transformação social em comunidades vulneráveis por meio de iniciativas que promovem dignidade, saúde e cidadania. Recentemente, a empresa apresentou as ações de impacto social das unidades de Águas de Manaus e Águas do Rio, concessionárias da Aegea em Manaus e no Rio de Janeiro, respectivamente, recebendo a comitiva do Prêmio FGV de Responsabilidade Social. A visita destacou a sinergia entre as práticas das concessionárias e os valores do prêmio, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Rede Globo, que reconhece iniciativas de organizações comprometidas com a melhoria da qualidade de vida em contextos de vulnerabilidade social.
Em Manaus, os representantes do prêmio puderam conhecer projetos que conectam sustentabilidade ambiental e inclusão social. Durante o encontro, foram destacados avanços como a universalização do acesso à água tratada e iniciativas para preservar os recursos naturais. O evento reforçou o papel da Aegea na liderança de projetos que transformam realidades por meio do saneamento básico. Na ocasião, a comitiva visitou o trabalho realizado no Beco Nonato, comunidade localizada em área de palafitas na Zona Sul de Manaus, primeira beneficiada pelo programa Vem Com a Gente, iniciativa de relacionamento da concessionária que regularizou o abastecimento de água no local.
Esse trabalho foi reconhecido com o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento, concedido pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2023, mais de 900 moradores da região passaram também a ter acesso à coleta de esgoto, por meio de um projeto com redes adaptadas às particularidades de cada residência. Assim como o modelo de abastecimento de água, essa solução também foi levada a outras áreas da cidade e para operação da Águas do Rio.
No Rio de Janeiro, os conselheiros do prêmio visitaram a sede da Águas do Rio e conversaram com os colaboradores, líderes comunitários e moradores que vivenciaram o impacto positivo da chegada da concessionária. Comunidades, que antes conviviam com esgoto a céu aberto, relataram mudanças significativas após a chegada do saneamento.
Participaram das visitas os ministros André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), Antônio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além do bispo Abner Ferreira, da modelo e ativista Luiza Brunet, e de conselheiros da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do prêmio.
O diretor-presidente da Águas do Rio, Anselmo Leal, destacou a importância de conectar ações práticas aos valores do Prêmio FGV. “Temos um propósito claro: movimentar vidas por meio do saneamento. Isso significa ouvir as comunidades e buscar soluções que mudem realidades”.
A atuação da Aegea reafirma que o saneamento vai além da infraestrutura: é uma ponte para a inclusão social e a construção de um futuro mais justo, digno e sustentável. A empresa segue como referência em seu olhar social, consolidando seu papel na melhoria da qualidade de vida nos municípios onde atua.