Professores do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão duas opções de sessões de formação online para estimular os jovens a atuarem ativamente na restauração de biomas brasileiros 

A Aegea, referência no setor de saneamento, é mais uma vez apoiadora do Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizada pela Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. Neste ano, será realizada uma formação online específica para educadores do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. 

Alinhada à Década de Restauração de Ecossistemas da ONU (Organização das Nações Unidas), a Restaura Natureza visa promover a cultura e conscientizar os jovens estudantes sobre o impacto ambiental, além de envolvê-los ativamente na restauração de biomas de onde vivem. Este ano o foco são os professores do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que terão a possibilidade de participar da formação “Como colocar a restauração de ecossistemas nos projetos da escola”, para que os profissionais incluam o tema em sala de aula. O curso ocorre em duas datas diferentes: em 10/09, às 20h (inscreva-se aqui) ou 26/09, às 10h (inscreva-se aqui) – horário local.  

Os professores inscritos poderão conhecer práticas para aproximar os alunos à temática, entender como o conteúdo da competição colaborativa se conecta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), explorar as possibilidades de uso da olimpíada e contribuir com os desafios específicos de quem atua no Pantanal e arredores. Todos os participantes receberão certificado. 

O Pantanal e o Cerrado, presentes nos estados de MT e MS, foram os biomas brasileiros com maior quantidade de focos de incêndio desde 1988, ano em que as queimadas começaram a ser monitoradas por satélites pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo levantamento do Mapbiomas, o Pantanal está se transformando em um lugar cada vez mais seco e inflamável. É o bioma mais castigado pelas queimadas em todo o Brasil.  

Com objetivo de ampliar a resiliência hídrica das localidades onde opera, a Aegea se uniu ao WWF-Brasil em um projeto na região da Cabeceiras do Pantanal, visando recuperar as áreas degradadas por meio da restauração da vegetação nativa do Cerrado, para a melhoria da qualidade e da disponibilidade de água na região localizada em parte desses Estados. 

“Como companhia presente em todos os biomas brasileiros, a Aegea tem grande orgulho e entende a responsabilidade de apoiar diversas iniciativas de educação ambiental. Somos apoiadores da Restaura Natureza desde a sua primeira edição, acreditamos que a sensibilização do tema com os professores e jovens é fundamental para a formação de uma sociedade mais consciente e sustentável. Nosso compromisso com o saneamento básico vai além de fornecer água de qualidade e tratamento de esgoto; queremos também promover a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das comunidades que atendemos de Norte a Sul”, destaca Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.  

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, da Turma da Mônica, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Outros parceiros institucionais incluem o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana. A Aegea Saneamento é uma das apoiadoras do projeto. 

Saiba mais em: https://restauranatureza.org.br/