Projeto contribuirá com acesso a água, esgotamento sanitário e banheiros adequados para a dignidade menstrual e higiene em 80 escolas com menor índice de cobertura de saneamento no Ceará, Pará e Amazonas

A Aegea assinou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para contribuir com o programa WASH (Água, Saneamento e Higiene) da instituição, em municípios do Ceará, Pará e Amazonas que serão selecionados ao longo de 2024. A iniciativa está abarcada na estratégia do Instituto Aegea, que tem como foco em gerar impacto e prosperidade compartilhada por meio das melhores práticas socioambientais. A parceria tem como objetivo beneficiar mais de 4 mil crianças e adolescentes com melhorias em infraestrutura de 80 escolas, localizadas em áreas rurais ou periférica, promovendo a agenda de dignidade menstrual e boas práticas de higiene, além de capacitar cerca de 200 profissionais e gestores educacionais.

O projeto terá duração de três anos e será faseado ao longo do período, com o mapeamento para a identificação das escolas que serão beneficiadas e intervenções de infraestruturas necessárias para a construção de banheiros para promover a agenda de dignidade menstrual e práticas de higiene, levando em consideração as especificidades locais. Além disso, será desenvolvido um curso a distância para a capacitação de gestores escolares sobre o acesso a recursos públicos para melhorias em água, saneamento e higiene, que fazem parte da agenda WASH do UNICEF.

As ações ajudam a alcançar os objetivos definidos pelo ODS 6, que se concentra em assegurar que água potável e saneamento sejam acessíveis e geridos de forma sustentável para todos, especialmente para mulheres, meninas e pessoas vulneráveis.

“Em nosso dia a dia, na Aegea, testemunhamos como o acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos transformam para melhor a vida das famílias e, sobretudo, o bom desenvolvimento intelectual de crianças e jovens nas escolas. E é por isso que acreditamos tanto nesta parceria que a Aegea celebra com o UNICEF, pois confiamos plenamente no poder de levarmos a pais, alunos, professores e comunidades as noções de higiene, conceitos de saneamento, pobreza menstrual e tantas outras informações fundamentais para melhorar a qualidade de vida. Nós, como empresa líder do setor privado de saneamento, acreditamos na junção de esforços e assim colocamos em prática nosso objetivo de ir além de nossos contratos gerando prosperidade aos territórios onde estamos, em especial aos mais vulneráveis”, comenta Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.

““Entre as principais privações que impactam a infância e a adolescência estão a falta de acesso a água potável, que impacta a garantia de outros direitos. Por isso, estamos muito felizes em firmar essa parceria com Aegea que irá contribuir para o acesso a serviços seguros de água, saneamento e higiene nas escolas. Eles são fundamentais para promover ambientes saudáveis e, assim, garantir o pleno direito à educação”, diz Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.  

Além da parceria com UNICEF, a Aegea já desenvolve outro projeto relacionado ao tema em algumas localidades onde atua, chamado “Escola Saneada”, que busca garantir o saneamento básico adequado em escolas da rede pública de ensino.

No Brasil, cerca de 2,1 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 19 anos não têm acesso adequado à água potável, e 1,2 milhão de alunos estão matriculados em 7,5 mil escolas públicas sem acesso adequado à água potável no país. Dentre esses, 224 mil meninos e meninas frequentam cerca de 3 mil escolas onde o acesso à água é inexistente. Esses números são resultado de uma análise realizada pelo UNICEF com base nos dados do Censo Demográfico de 2022 do IBGE e do Censo Escolar de 2023 do INEP/MEC.

A assinatura da parceria foi realizada em Brasília, por Radamés Casseb, CEO da Aegea, e Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil. Também estiveram presentes Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, Gregory Bulit, coordenador de Emergências e WASH do UNICEF no Brasil, Rodrigo Resende, oficial de WASH do UNICEF no Brasil, Santiago Garcia, diretor de parcerias com o setor privado do UNICEF no Brasil, Camila Carvalho, head de desenvolvimento de parcerias do UNICEF no Brasil e Carla Lorenzi, oficial de alianças corporativas do UNICEF no Brasil.

Imagem: UNICEF/BRZ/Lidia Carvalho