Hoje, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organizações Mundial das Nações Unidas (ONU). Este é um importante momento para reflexão sobre a necessidade de preservar e gerenciar de forma sustentável os recursos hídricos, sendo a Água o bem primordial para a vida.

Os desafios globais para gestão dos recursos hídricos e o fornecimento da água para a população são realidades que vão além da preservação e do uso consciente. No Brasil, ainda cerca de 32 milhões de pessoas, ou 15,1% da população, não tem acesso à água e aproximadamente 91 milhões, ou 44% da população ainda não tem acesso à esgoto, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

A falta de gestão de recursos hídricos, o crescimento populacional e as mudanças climáticas estão agravando esse problema, colocando em risco a segurança hídrica de muitas pessoas.

A segurança hídrica do setor é um dos desafios a serem superados para a universalização do saneamento básico no país, direito previsto nas metas do novo Marco Legal do Saneamento para todos os brasileiros. Quando falamos em otimizar estes recursos, os ganhos vão além dos serviços de água e esgoto, impactando diretamente em aspectos socioeconômicos, ambientais e na saúde pública.

Sabendo da importância do saneamento básico e do desafio de transformar a realidade que impacta a vida de milhões de pessoas, a Aegea, empresa privada referência do setor de saneamento, está dedicada a fazer a diferença na vida, na saúde e no bem-estar de mais de 31 milhões de pessoas no Brasil, em mais de 500 municípios em 14 Estados.

No contexto de saúde pública, a Aegea tem se comprometido em levar o acesso à água de qualidade e ao serviço de coleta e tratamento de esgoto para a população, contribuindo com a saúde das pessoas. Em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde operamos a companhia opera por meio da Mirante houve redução de 92% das internações hospitalares por doenças diarreicas em 2021, comparadas com 2006.  Em Matão, outra cidade do interior paulista, onde atuamos com a Águas de Matão, entre 2016 e 2020 houve redução de 76% nas internações por doenças diarreicas. Os exemplos do impacto do saneamento na saúde continuam. Em Serra, no Espírito Santo, onde a companhia opera por meio de sua concessão Ambiental Serra, um reflexo dos avanços do acesso aos serviços é a redução de 39% na taxa de internações por doenças de veiculação hídrica deste 2012.  

Especificamente neste ano, o Brasil passa por uma das piores epidemias de dengue dos últimos tempos, principalmente por conta das altas temperaturas e as chuvas de verão que o país enfrenta durante esse período. Segundo dados do Ministério da Saúde, só no primeiro mês e meio de 2024, o país já registrou 524 mil pessoas com a doença, o que corresponde 12 mil infecções por dia. Além de toda a mobilização que os agentes de saúde realizam na casa de milhões de brasileiros, o acesso à água e esgoto tratados são uma das maiores soluções para combater o mosquito da dengue. Isso pelo fato de muitos brasileiros armazenarem água em diferentes tipos de recipientes que ficam expostos ao ar livre, dando a chance para os criadouros de mosquitos.

Para combater esses focos, o saneamento básico precisa chegar em todos os lugares. Para garantir o acesso aos serviços de distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto, é necessário não só ampliar a infraestrutura, mas, sobretudo criar mecanismos que tornem viável a inclusão sanitária, principalmente para famílias vulneráveis. Nesse sentido, a Aegea criou o Vem Com a Gente (VCG), programa de nasceu em 2018 na cidade de Manaus e, devido ao sucesso, virou uma metodologia parte do Modelo Operacional da Aegea, implementado em territórios com alta concentração de população em situação de vulnerabilidade social. O programa busca promover a regularização do abastecimento, identificando, em visitas porta a porta, residências e regiões que necessitam dos serviços da concessionária e, pelas dificuldades de acesso ao território, ainda não têm conexão à rede de abastecimento.

Em Manaus, o Vem Com a gente beneficiou a população que vive em áreas de difícil acesso como becos e palafitas, implantando 200 quilômetros de redes de água e beneficiando cerca de 200 mil pessoas com acesso à água tratada pela primeira vez. No Beco Nonato, localizado a 4 km do centro de Manaus, no bairro Cachoeirinha, o esgoto residencial e o lixo acumulado sob as palafitas emitiam um forte odor e agravavam ainda mais as condições insalubres do ambiente. Os moradores relatavam a alta recorrência de doenças transmitidas pela água. Entre 2019 e 2021, a queda dos casos foi de 39%, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. No Beco, mais de 900 moradores receberam redes aéreas de água e instalação de redes de esgoto, em um projeto que foi o 1º do Brasil a levar o serviço a uma região de palafitas. Foram instalados 350 metros de tubulação de coleta e construída uma nova Estação Elevatória de Esgoto, sendo 100% das casas do Beco conectadas ao sistema de coleta e tratamento de esgoto da Águas de Manaus.

O Vem Com a Gente também foi replicado na maior concessão da companhia, a Águas do Rio. Desde o início da operação, em novembro de 2021, cerca de 3,5 milhões de pessoas foram beneficiadas com melhorias nos serviços de água e mais de 270 mil famílias passaram a ter água tratada e encanada pela 1ª vez. Desde quando assumiu a operação, a concessionária já investiu mais de 2,1 milhões em melhorias no sistema de água e esgoto, o maior volume de investimentos em uma única região por uma única companhia no Brasil. Com isso, o sistema de saúde pública deve gerar uma economia na ordem de R$101,4 milhões nos próximos 35 anos, segundo dados do Instituto Trata Brasil.

Ainda dentro do contexto de saúde pública, a Aegea fechou uma parceria com o UNICEF para contribuir com o acesso aágua, saneamento e higiene para mais de 4 mil crianças e adolescentes de escolas no Ceará, no Amazonas e no Pará. O projeto, que terá duração de três anos até a sua conclusão. A iniciativa está abarcada na estratégia do Instituto Aegea, que tem como foco em gerar impacto e prosperidade compartilhada por meio das melhores práticas socioambientais.

Os programas e parcerias da Companhia reforçam o compromisso em levar saúde e dignidade para milhares de famílias e contribuir para sanear mais rapidamente o País.