Iniciativa foi reconhecida em Boas Práticas, na categoria Acesso à Água e Saneamento do Prêmio Guardiões pela Água, do Movimento + Água.

O case “Vem com a Gente (VCG) – Água e Saneamento aos que mais precisam”, da Aegea, recebeu reconhecimento de Boas Práticas do prêmio ‘Guardiões pela Água’, promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil, nesta sexta-feira, durante a COP28. Em sua primeira edição, a premiação foi criada para fomentar iniciativas de destaque das empresas participantes do Movimento +Água, que faz parte da estratégia Ambição 2030, para impulsionar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU, e foi dividida em duas categorias: Segurança Hídrica e Acesso à Água e Saneamento, na qual o case da Aegea foi reconhecido.

A Aegea é uma das maiores empresas de saneamento do Brasil e atualmente está presente em mais de 500 municípios distribuídos em 14 estados. Uma das premissas da companhia é o olhar para a ampliação do acesso a serviços de saneamento básico, em especial para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em linha com os compromissos do Movimento +Água, do qual a empresa é Embaixadora.

Para garantir o acesso aos serviços de distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto, é necessário não apenas expandir a infraestrutura, mas também criar mecanismos que viabilizem a inclusão sanitária. Como parte desse esforço, a empresa criou o Programa Vem Com a Gente (VCG), que começou em Manaus em 2018 e, se tornou uma metodologia incorporada ao Modelo Operacional da empresa. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, identificando residências que ainda não estão conectadas à rede de abastecimento, dadas as dificuldades de acesso ao território. Além disso, o programa foca na conscientização das famílias sobre o uso da água, a importância de evitar o desperdício e adotar práticas de conservação.

Em Manaus, o programa levou saneamento às moradias como palafitas, becos e rip-raps. Foram implantados mais de 200 km de redes, levando água tratada para mais de 200 mil moradores que não contavam com o serviço de forma regular. Também foram realizados consertos de vazamentos, regularização de ligações, negociação de débitos, atendimento ao público e cadastro na Tarifa Social – cadastrados têm 50% de desconto na conta. Na Águas do Rio, maior concessionária da empresa, foram mais de 1,5 milhão de imóveis visitados em 807 bairros percorridos. Em apenas dois anos, mais de 270 mil pessoas receberam água tratada e encanada pela primeira vez e já são mais de 470 mil famílias beneficiadas pela Tarifa Social.  

A iniciativa permitiu efetivamente a inclusão de uma população vulnerável, que antes não podia contar com água limpa, alcançando resultados positivos para além da conexão, como a conscientização e engajamento sobre saneamento e gestão do recurso hídrico, criando uma relação de pertencimento e percepção de valor e responsabilidade sobre o consumo e os serviços prestados”, afirma Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.

Camila Valverde, diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU no Brasil, aposta que a premiação pode incentivar e reconhecer os esforços que vêm sendo pelas empresas: “Procuramos com a premiação incentivar a implementação de práticas concretas sobre universalização do acesso à água e esgoto e resiliência hídrica’,  de modo a reconhecer e estimular o esforço das empresas comprometidas com a Plataformas de Meio Ambiente (Ação pelo Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável), além de transformar as boas práticas desenvolvidas pelas empresas em materiais possíveis de serem compartilhados com o setor privado e com a sociedade em geral”.

A escolha dos cases vencedores foi feita por um Comitê Avaliador, formado por integrantes especialistas do time de Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil, parceiros e convidados. Foram observadas a adequação ao tema, a replicabilidade da ação/projeto (potencial da ação/projetos de ser replicada por outras organizações), inovação (originalidade, benefícios da inovação e impacto), a qualidade da apresentação do case de boa prática (objetividade, clareza e resultados). Além do anúncio durante o side event promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil, todos os cases vencedores do Movimento +Água, que tem a KPMG e Aegea como embaixadoras, foram apresentados em uma publicação digital de Melhores Práticas, disponibilizada ao público presente e que pode ser baixada aqui.