Ampliando os benefícios oferecidos aos colaboradores, a Aegea adere ao Programa Empresa Cidadã, iniciativa do Governo Federal que estende o direito à licença maternidade e paternidade nas empresas

Segundo a pesquisa “Filhos no Currículo & Infojobs 2023”, 8 em cada 10 profissionais com filhos percebem um maior engajamento e compromisso com a empresa quando seu papel como pai ou mãe é respeitado no ambiente de trabalho. E foi reforçando o compromisso com o cuidado e na implementação de políticas de bem-estar e diversidade aos colaboradores que a Aegea, companhia de saneamento privado no Brasil, aderiu ao programa Empresa Cidadã – programa voluntário de benefícios aos funcionários desenvolvido pelo Governo Federal e mantido pela Receita Federal –, que amplia a licença-maternidade e paternidade. 

Com a mudança, todas as mães passarão a ter direito a licença-maternidade estendida de 120 para 180 dias, e os pais, de 5 para 20 dias. A adesão é válida para todos os colaboradores nos 13 estados onde a Aegea atua. 

Para Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea, a implementação de melhores políticas relacionadas à parentalidade é essencial para o bem-estar, retenção de talentos, além de ser um diferencial competitivo nas companhias. “A adesão ao Empresa Cidadã é um exemplo da nossa cultura e visão estratégica em reconhecer a importância de fomentar um ambiente acolhedor aos nossos colaboradores. Sabemos da importância desse vínculo e acreditamos que, ao investirmos nesses momentos cruciais da vida dos nossos colaboradores, também fortalecemos a relação de confiança mútua”, destacou.  

Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Programa Empresa Cidadã tem como objetivo incentivar as empresas a adotarem práticas que favoreçam a conciliação entre a vida profissional e pessoal de seus colaboradores. O movimento busca promover qualidade de vida e a valorização do ambiente familiar, através da ampliação da licença-maternidade e licença-paternidade, além de diversas ações para recentes pais e mães relacionadas à flexibilidade no ambiente de trabalho. As regras do Programa Empresa Cidadã também se aplicam aos casos de adoção e guarda judicial, sendo 180 dias para crianças menores de 1 ano, 90 dias para filhos de 1 a 4 anos e 45 dias para crianças de 4 a 8 anos. 

A Aegea acredita que oferecer esse suporte aos recentes pais e mães enriquece a jornada pessoal dos funcionários e contribui para um ambiente de trabalho mais inclusivo, produtivo e harmonioso. A Companhia entende a importância desse primeiro momento entre os genitores e seus filhos, sejam nos cuidados do dia a dia, na educação e nos momentos de lazer.  

“É parte da identidade da Aegea ter um olhar especial com a diversidade o bem-estar de nossos profissionais que diariamente atuam para levar saúde e dignidade, por meio do acesso ao saneamento, para mais de 30 milhões de pessoas de Norte a Sul do Brasil. Iniciativas como essas estão alinhadas aos princípios o ESG, incorporados ao nosso modelo de negócio e ao nosso propósito de movimentar vidas”, completa Édison.