Tamires Koga de Carvalho, coordenadora de Segurança Hídrica da Aegea Saneamento, participou da Roda do Saneamento, iniciativa que pretende estimular as boas práticas relacionadas ao saneamento ambiental, e falou sobre a parceria da Aegea com a Climatempo

A coordenadora de Segurança Hídrica da Aegea Saneamento, Tamires Koga de Carvalho, foi a representante da companhia na estreia da Roda do Saneamento 2023 “Saneamento: os desafios para atendimento das populações vulneráveis”, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na última quinta-feira (30).

A iniciativa da Roda do Saneamento pretende estimular o conhecimento, boas práticas, conscientização e colaboração com as questões relativas ao saneamento ambiental com o intuito de alcançar a universalização do saneamento e contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.

No painel “Segurança Hídrica e Climatologia na Gestão de Água”, Tamires Koga apresentou o case sobre a parceria da Aegea com a Climatempo, que utiliza a inteligência das informações meteorológicas para a inspeção de risco das bacias hidrográficas. A solução foi implementada para enfrentar o desafio da grave estiagem nos últimos anos nas regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Para minimizar esses impactos das mudanças climáticas nos municípios atendidos, nós firmamos uma parceria com a Climatempo para o fornecimento de dados que agregam na inteligência das informações meteorológicas para a inspeção de risco das bacias hidrográficas com um prazo das próximas horas, dias e meses”, contou.

Em 2021, a partir de um estudo gerado pela Climatempo, a companhia identificou um possível cenário de escassez e estiagem em 14 das 25 concessionárias localizadas no Mato Grosso (MT). Com base no estudo, alinhado ao levantamento da companhia, foram investidos cerca de R$ 50 milhões em obras de engenharia preventiva, como na ampliação na capacidade de preservação, redução de perda d’água, perfuração de poços e identificação de novos pontos de captação. 

“Dentro do período de um ano – de uma estiagem para outra – conseguimos fazer um plano de ação para uma estiagem ainda pior, onde tivemos êxito em nos precaver destes problemas relacionados a mudanças climáticas. É um trabalho que fazemos durante o ano inteiro, já visando o próximo ano. Este case foi feito à curto prazo, mas a Aegea tem olhado um cenário cada vez mais longo para garantir o abastecimento à população”, explicou Tamires.

Com 12 anos de atuação por meio de suas concessionárias em 13 estados de norte a sul do Brasil, a Aegea entende que sua liderança no setor indica a necessidade de conduzir iniciativas que promovam a segurança dos recursos hídricos, sendo a água o bem primordial para vida. A companhia realiza diversas ações para a preservação e gestão deste recurso por meio de resiliência hídrica, combate a perdas de água e recuperação florestal das bacias hidrográficas nas regiões onde atua.

Durante apresentação, a executiva chamou atenção para o papel e responsabilidade das empresas na preservação das bacias hidrográficas onde atuam. “Vamos utilizar a climatologia a nosso favor. Conseguimos utilizar essas informações à longo prazo para nos planejar e não sermos pegos desprevenidos. As informações estão ali e são essenciais para nós, operadores de água e esgoto, entender como as bacias funcionam, saber para onde está indo esta água e cuidar dessas bacias hidrográficas para que elas se mantenham vivas e garantindo o abastecimento. Tendo em vista que sabemos que as mudanças climáticas não estão no futuro, pois já são uma realidade, precisamos agir o quanto antes”, completou a coordenadora.

A Roda do Saneamento tem como objetivo discutir questões relacionadas ao setor, ampliar o debate acerca do tema e garantir a participação efetiva de empresas e entidades, bem como da população civil. Participaram também Marcio José, diretor-Presidente, e Fernando Gomes, diretor, ambos da Aquapolo Ambiental; Gustavo Zarif Frayha, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico e Ana Paula Zubiaurre Brites, superintendente de Regulação Técnica de Saneamento, representando a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP).

O evento completo pode ser assistido no canal do Youtube da ABES.