Inscrições para a segunda edição da competição colaborativa de restauração de ecossistemas estão abertas e podem participar estudantes de todo o Brasil

A Aegea, líder no setor privado de saneamento do Brasil, é mais uma vez apoiadora da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizada pela associação Quero na Escola. As inscrições para a segunda edição da competição colaborativa estão abertas e com novidades: será estendida ao 1º ano do Ensino Médio, além de contemplar estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país.

Entre os temas debatidos com alunos e professores está um que é especialmente relevante para a Aegea, que é a necessidade de proteger nossas águas, elemento vital para seres humanos, animais, plantas e à toda a sociedade. Embora o Brasil seja um país que detém grande parte da água doce do mundo, a maior parte desta água está na bacia amazônica, onde vive uma parte menor da população. Já as áreas mais habitadas do país contam com pouca água disponível, casos do Nordeste e o Sudeste, por exemplo. É fundamental, portanto, ensinar os alunos da relevância de proteger os recursos hídricos.

Um novo tema formativo, Segurança Alimentar, foi incluído na olimpíada em 2023, pois a produção e o consumo de alimentos são as atividades humanas que geram maior impacto ambiental no mundo e dependem da natureza preservada para continuarem a alimentar a população mundial. “A olimpíada é uma ótima oportunidade para que os estudantes explorem as relações de interdependência entre o cuidado com o meio ambiente e o nosso bem-estar. Por exemplo, é imprescindível que os sistemas de produção supram as necessidades de alimentação da população em harmonia com a natureza e de maneira justa para todos”, afirma Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza no WWF-Brasil.

Para Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, a olimpíada Restaura Natureza coloca a escola como elemento central para a formação de uma nova consciência com hábitos sustentáveis. “Para a Aegea, que entrega água potável a milhões de brasileiros todos os dias, é muito importante estimular a Educação Ambiental., pois atendemos com serviços de saneamento básico mais de 22 milhões de pessoas, em 13 estados e 171 municípios de norte a sul do país. Isso leva saúde, dignidade e mais qualidade de vida, mas também ajuda a preservação ambiental. Para a companhia é uma honra ser apoiadora desta iniciativa tão importante, que promove a cultura e a vivência da restauração a partir da comunidade escolar”, afirma.

A olimpíada é composta por duas fases simultâneas: a fase online, que apresenta os temas formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e jovens irão desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas. Os alunos acumulam pontos em ambas as fases. Também é possível ganhar pontos convidando amigos para a Restaura Natureza.

Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Comissão Julgadora e Voto Popular, que valem prêmios. “A Restaura Natureza conversa com o currículo oficial, mas com a atualização pedagógica urgente que se faz necessária.  Exemplos: não adianta mais falar apenas de meio ambiente, mas sim das mudanças climáticas com eventos extremos como inundações e chuvas atípicas; não basta falar da água, mas sim da escassez hídrica, conhecer as etnias dos povos originários é importante, mas precisamos também entender que precisamos aprender com eles outras formas de se relacionar com a natureza”, diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação.

Um processo de escuta foi realizado com professores e profissionais de educação de diversas cidades brasileiras para que a Restaura Natureza contemplasse as demandas da comunidade escolar. O desenvolvimento da olimpíada também considerou as necessidades e temas urgentes apontados por especialistas em restauração do WWF-Brasil e parceiros técnicos. “Em colaboração, essa equipe priorizou temas urgentes como a defesa dos direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas e a crise do clima e da biodiversidade, que estão afetando fortemente a humanidade, como vemos no noticiário todos os dias, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil.

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana. Conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, e da Aegea.

Parceria Aegea e WWF-Brasil

Além do apoio ao Restaura Natureza, em 2022, a Aegea e o WWF-Brasil iniciaram uma parceria estratégica visando a restauração e ampliação da resiliência hídrica e conservação do solo de bacias hidrográficas prioritárias na região conhecida como Cabeceiras do Pantanal, que engloba parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A parceria, que tem duração de um ano, prevê a realização de diversos estudos para ampliar o conhecimento socioambiental sobre as cabeceiras do Pantanal.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br