Companhia líder em saneamento premiou três projetos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas que visam melhorar a infraestrutura de suas comunidades

No último dia 17 de março, a Aegea promoveu a cerimônia de encerramento da 4ª edição do “Jovens Pioneiros”, em São Paulo. A solenidade contou com presença de Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea; Fabiana Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea; Silvia Leticia Tesseroli, diretora presidente da concessionária Mirante; Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina; e Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos; além dos jovens vencedores que viajaram até a capital paulista para receber o reconhecimento.

A iniciativa “Projeto Pioneiros” tem como objetivo aproximar jovens de escolas públicas das concessionárias Aegea nos 13 estados onde atua a companhia de norte a sul do Brasil. Durante quatro meses de projeto, os jovens têm a oportunidade de conhecer melhor o dia a dia da empresa, ter uma visão geral dos sistemas de infraestrutura e saneamento, além de receber mentoria de colaboradores voluntários e cursos da Academia Aegea. Após o período de palestras, eles elaboram um projeto final buscando a solução para uma questão relacionada ao saneamento em sua comunidade.

A edição deste ano contou com a participação de 236 jovens de sete unidades da Aegea: Prolagos (RJ), Águas de Manaus (AM), Águas de Teresina (PI), Águas de Timon (MA), Águas de Matão (SP), Águas Guariroba (MS) e Águas de São Franscisco (PA). Foram apresentados cerca de 60 projetos com soluções inovadoras que contribuem para um futuro com mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para as comunidades. Para a Etapa Nacional, foram selecionadas três duplas vencedoras, das unidades Prolagos (RJ), Águas de Matão (SP) e Águas de Teresina (PI).

“O Projeto Pioneiros, promovido há quatro anos pela Aegea, oferece a estudantes de escolas públicas suporte e ferramentas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras. Todos os anos surgem ideias fantásticas. Para além de prêmios e classificações, destaco o papel deste programa quanto às perspectivas de acesso e desenvolvimento profissional para estes estudantes e também à oportunidade de fazer a diferença, na busca de solucionar problemas existentes em suas próprias comunidades. Esta é uma entre as várias iniciativas educacionais promovidas pela Aegea. Acreditamos na transformação que a educação pode desempenhar quando abrimos oportunidades para que isso aconteça”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea. “A Aegea entende que seu propósito transcende o fornecimento de um serviço, queremos ir além e ser parte integrante das comunidades onde atuamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completa.

Os premiados

Os executivos da Aegea entregaram em mãos os prêmios para os jovens vencedores. Foram eles:

  • Unidade Prolagos (RJ): Pedro Henrique Fernandes Alvez e Vitor Olavo de Oliveira Castro Moreira, com o Projeto Mundo Verde de drenagem urbana sustentável através de jardins de chuva, como forma de solucionar alagamentos e inundações;
  • Unidade Águas de Matão (SP): Erick Levy Balieiro Silva e Jean Vítor Miquelino, com o Projeto Dispositivo de Automedição de Água, que coleta dados da quantidade de água que sai dos reservatórios para o sistema de distribuição e os dados do consumo do cliente, e os envia para um banco de dados, possibilitando à empresa acessar as informações em tempo real;
  • Águas de Teresina (PI): Vitor Barbosa Lima e Kercio Yuri De Souza Aragão, com o Projeto Seu Esgoto Muda o Mundo, projeto de tratamento de esgoto e redução dos impactos ambientais a partir da construção de uma caixa de gordura com materiais de baixo custo e valor acessível à população em situação de vulnerabilidade.

 

Segundo Kercio Yuri de Souza Aragão, um dos autores da iniciativa vencedora de Águas de Teresina, mais do que desenvolvimento profissional, sua participação no Pioneiros proporcionou autoconhecimento pessoal. Para o estudante, o principal foco do projeto foi pensar na melhoria de vida da sociedade e da população carente. “Como se trata de um projeto de baixo custo, ele consegue abranger várias classes sociais, desde a mais alta até a mais baixa. Assim, a ideia proporciona um importante impacto ambiental e financeiro”, contou.

“Para Aegea é um imenso orgulho pelo de apoiar esses jovens sonhadores, vindos de escolas públicas das mais variadas cidades onde a companhia está presente. Isso reflete o que a empresa pensa e faz quando planeja os próximos 20, 30 anos de concessão em uma determinada região. Estes jovens têm a oportunidade de aprender com profissionais da Aegea, reforçando nosso entendimento e aproximação junto às comunidades que atendemos”, destacou o CEO da Aegea, Radamés Casseb.

Desde 2019, o projeto Pioneiros visa aproximar os jovens alunos do Ensino Médio de escolas públicas das unidades e aprofundar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e a atuação de diferentes profissões. A edição de 2021 do projeto mobilizou mais de 180 jovens de norte a sul do país. Os vencedores foram: Fernanda Rebeca Gonçalves e Djavan Marcos Santos, da Águas de Timon (MA), com o projeto Boa Encanação para Todos, para reduzir vazamentos internos; Alessandro Lima da Silva e Evellyn Costa de Carvalho, da Águas Guariroba (MS), coo o projeto Reaproveitar & Transformar, para a resolução do descarte de lixo eletrônico com um projeto de reaproveitamento do material; e Jéssica Miriam Rodrigues Teodoro e Rayssa de Almeida Carvalho, da Águas de Vera (MT), com o projeto Sistema de Horta Sustentável.