Em celebração ao Dia Internacional da Mulheres, roda de conversa abordou temas sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho, além de troca de experiências

Como companhia líder no setor privado de saneamento, a Aegea acredita na importância de atuar como promotora de uma sociedade mais justa e inclusiva, impulsionando o movimento de igualdade de oportunidades, começando por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças de dentro para fora. ​ A companhia faz isso por meio do Respeito dá o Tom, programa de diversidade e igualdade racial criado em 2017, e que, em 2022, passou a integrar também a igualdade de gênero.​

Então, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Aegea convidou seis mulheres inspiradoras para um bate-papo ao vivo sobre empoderamento e desenvolvimento feminino no mercado de trabalho. A conversa foi mediada pela jornalista e apresentadora Valéria Almeida, com participação de Keilla Martins, coordenadora do programa Respeito Dá o Tom, da Aegea.

Entre as convidadas estiveram Fernanda Gomes, estrategista de D&I e Employer Branding, e as colaboradoras Aegea: Jéssica de Souza, encanadora da Aegea no Espírito Santo; Raquel Montana, do Programa Vem Com a Gente na Aegea Rondônia; e Camila Monteiro, supervisora de Programação de Serviços da Águas do Rio. A live completa pode ser vista no canal do Youtube da Aegea.

Keilla Martins destacou a importância da criação de um ambiente de trabalho diverso, saudável, inclusivo. “As mulheres fazem parte de toda a construção da Aegea e de tudo aquilo que a companhia é hoje. Eu vejo o tanto que a Aegea acredita no nosso trabalho. Aqui a mulher tem lugar de fala e pode estar onde ela quiser”, afirmou.

A executiva destacou ainda que a prática da escuta ativa foi essencial para a busca da companhia em ser a melhor para o cliente e acolher o feedback do colaborador. “Temos como exemplo o programa Respeito Dá o Tom, que olhava exclusivamente para a pauta racial, mas hoje abraça também a causa de gênero. Isso se deu também a partir de um movimento de escuta, na nossa busca constante do que pode ser melhorado na Aegea como um todo”, completou.

Histórias que inspiram

A live também contou com momentos especiais de compartilhamento de histórias inspiradoras e de vivências de colaboradoras que atuam em áreas predominantemente masculinas. Como a de Jéssica de Souza, encanadora da Aegea no Espírito Santo, que se sentiu acolhida desde seu início na companhia. “Eu entrei na área por inspiração da minha mãe, que já foi bombeira hidráulica. Me interessei muito pelas oportunidades que empresa oferece às mulheres e pessoas negras. Desde o momento em que comecei, mesmo sem experiência, sempre me deram muito apoio”, contou.

Camila Monteiro, supervisora de Programação de Serviços da Águas do Rio, lembra que se sentiu inspirada por outras mulheres da companhia. “A presença feminina tá no nosso dia a dia, eu sou exemplo disso. E da mesma forma que outras mulheres me inspiraram, eu sou inspiração para mulheres que querem e almejam uma melhoria, uma carreira…e a Aegea possibilita isso. Eu digo que na Aegea a mulher pode ser o que ela quiser ser e eu sou a prova viva”, compartilhou.

Raquel Montana, da Aegea Rondônia, dividiu a paixão pelo seu trabalho junto ao Programa Vem Com a Gente. “O programa é a proximidade da unidade com o cliente, para estar junto da comunidade, entender o que está acontecendo e o que podemos fazer além”. Raquel contou que se sentiu acolhida desde o seu primeiro contato com a companhia. “Meu primeiro contato na Aegea foi com uma mulher, na minha entrevista. Eu estava tão nervosa, mas ela me acolheu de uma maneira que eu até esqueci de que estava em uma entrevista. A Aegea é essa companhia que te dá autonomia e te impulsiona. Aqui você é respeitada pelo seu trabalho e por quem você é.”

Márcia Costa, VP de Gestão de Pessoas da Aegea, encerrou a live agradecendo e parabenizando todas as mulheres e reforçando o olhar da companhia com o aumento de mulheres na liderança. “A Aegea tem o compromisso em crescer nessa direção, temos meta de aumento de mulheres em posições de liderança dentro da companhia”.

Mulheres na liderança

A Aegea promove uma série de movimentos para ampliar a participação feminina na força de trabalho em diversos cargos, especialmente nas posições de liderança. Entre as medidas tomadas estão a atração de talentos – com percentuais estabelecidos de representatividade feminina e negra –, programa de mentoria e aceleração da carreira de mulheres, benefícios que favorecem a retenção e o desenvolvimento das mulheres, sensibilização e treinamento de lideranças, entre outros.

Como evolução de um trabalho consistente e com ações estruturadas, em 2022 a Aegea assumiu publicamente o compromisso de ampliar a participação feminina na liderança, aumentando a porcentagem de mulheres nos cargos de gestão de 32% para 45% até 2030. A iniciativa reforça o compromisso da companhia em ir além, e o seu olhar para a contratação, formação e desenvolvimento de lideranças femininas, com base em oportunidades igualitárias. ​

​A meta foi anunciada junto a outras metas sociais e ambiental por meio da emissão de Sustainability Linked Bonds. Uma dessas outras metas é o aumento da representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo de 17% para 27%.

Além das metas sociais, a companhia também se comprometeu a reduzir o consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico. Com esta iniciativa, a empresa tornou-se pioneira no setor a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, e a primeira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.