Após a assinatura do contrato, companhia privada, líder no setor, atenderá mais de seis milhões de pessoas no Estado
A Aegea Saneamento, em parceria com a Perfin e a Kinea, venceu o leilão de privatização da Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento. A CORSAN possui operação em 317 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando uma população de mais de 6 milhões de pessoas. A partir dessa aquisição, que será efetivada após o cumprimento de condições precedentes e da publicação da adjudicação e da homologação do resultado da Licitação, a Aegea promoverá a execução de investimentos nesses municípios para a universalização do saneamento até 2033, prazo estabelecido no marco regulatório do setor.
“Essa oportunidade vem ao encontro da visão da Aegea de continuar investindo e contribuindo com a universalização do saneamento no Brasil. Nosso propósito é o de movimentar a vida das pessoas, levando mais saúde, dignidade e qualidade de vida por meio do saneamento básico”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea. “A companhia sabe a importância da Corsan para a população do Rio Grande do Sul, reconhece o trabalho que vem sendo feito e está empenhada em realizar melhorias contínuas dos serviços, sempre com o foco na geração de prosperidade compartilhada”, complementa.
Com esta vitória, a Aegea, que já opera no Estado do Rio Grande do Sul com a PPP de esgotamento sanitário na região metropolitana de Porto Alegre, através de sua Concessionária Ambiental Metrosul, atendendo a 1,6 milhão de pessoas em 9 cidades, passará a operar, após assinatura do contrato, em 489 municípios ao redor do Brasil distribuídos em 13 estados, beneficiando mais de 30 milhões de pessoas. “Esta iniciativa reforça a capacidade da Aegea em atuar como gestora neste serviço essencial, visando contribuir para a universalização do saneamento básico no Brasil, com eficiência operacional, disciplina financeira e alinhamento aos princípios ESG”, completa Casseb.
A Aegea acredita que parte da solução para levar saneamento para todos os brasileiros passa pela elaboração de projetos que resultem em benefícios diretos à população, indo além dos compromissos contratuais na busca do desenvolvimento socioeconômico do país.
Sobre a Sessão Pública de abertura e julgamento das Propostas Comerciais
A sessão pública foi realizada na sede da B3, em São Paulo. O consórcio formado pela Aegea, Perfin e Kinea ofereceu o valor de R$ 4.158.508.819,45 bilhões pela companhia.
Imagem: Maurício Capellari