Radamés Casseb, CEO da Aegea, Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio, e Gustavo Montezano, presidente do BNDES, estiveram presentes na formalização da parceria

Ocorreu na última sexta-feira (16) a assinatura do contrato de financiamento entre a Águas do Rio, concessionária da Aegea na cidade do Rio de Janeiro, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 19,3 bilhões. O financiamento de longo prazo é direcionado para investimentos em abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 27 municípios que fazem parte de sua área de atuação no estado, beneficiando aproximadamente 10 milhões de pessoas.

Na ocasião, estavam representando as companhias: Radamés Cassed, CEO da Aegea, Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio, e Gustavo Montezano, presidente do BNDES.

“A Aegea mantém o fortalecimento de seu posicionamento como plataforma de investimento, atraindo capital necessário para a universalização do saneamento por meio da adoção das melhores práticas de governança corporativa, com crescimento sustentável, disciplina financeira e conhecimento de mercado”, afirma Casseb.

“Completamos recentemente um ano de operações e tivemos ótimos resultados, o que mostra a confiança gerada por essa modelagem desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo próprio BNDES. Esse financiamento será direcionado para investimentos que vão levar saneamento, saúde e dignidade para a vida de milhões de fluminenses”, complementa Bianchini.

A contratação do financiamento com o BNDES faz parte da estruturação financeira montada para a Águas do Rio, demonstrando a capacidade da integrante do grupo Aegea, líder nacional de saneamento privado, de executar de forma responsável e sustentável os investimentos previstos ao longo de 35 anos na maior concessão do setor no Brasil. A concessionária continua, desta forma, no seu caminho de responsabilidade financeira, performance e governança para montar uma estrutura robusta focada na redução dos riscos inerentes a uma operação de grande porte.

É a primeira vez que um financiamento desse porte é estruturado em uma modelagem de project finance no Brasil para o setor de saneamento. Assim, a Águas do Rio contará com outras fontes de financiamento em fase de contratação, dentre elas agências multilaterais, atendendo ao desejo do mercado internacional de financiar projetos com propósitos alinhados com as melhores práticas globais de ESG. Ao todo, estima-se que a empresa investirá diretamente cerca de R$ 40 bilhões no estado do Rio de Janeiro para a universalização dos serviços de água e esgoto a ser alcançada nos primeiros doze anos, em alinhamento com o novo Marco Legal do Saneamento.

Milhões de beneficiados no primeiro ano de operações no Rio

Em seu primeiro ano de atuação, a Águas do Rio demonstrou seu impacto positivo na vida de milhões de fluminenses. Foram 8 mil contratações, sendo 4,5 mil delas de moradores de comunidades. A empresa levou água encanada de qualidade pela primeira vez para 250 mil pessoas e ampliou o alcance da tarifa social para mais 90 mil famílias, chegando ao número de 340 mil beneficiadas. Foram realizadas diversas obras de alto impacto, trocas de equipamentos, fim de vazamentos históricos, desentupimentos e a instalação de 160 km de novas redes que beneficiaram 3,3 milhões de pessoas com melhorias no fornecimento de água e 1,7 milhão com avanços na coleta e tratamento de esgoto.

Na ocasião, estavam representando as companhias Radamés Cassed, CEO da Aegea, Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio, e Gustavo Montezano, presidente do BNDES.