Premiação é um dos maiores reconhecimentos do setor de infraestrutura

A Aegea, líder no setor privado de saneamento no Brasil, foi finalista – e única representante da América Latina – na categoria “Surveying and Monitoring” do Year in Infrastructure Awards, premiação que ocorre anualmente em Londres e celebra os avanços no setor de infraestrutura pelos usuários de software da Bentley Systems, empresa especializada em softwares de engenharia. Neste ano o júri foi composto por 11 membros que selecionaram 36 finalistas entre mais de 300 projetos inscritos, de 180 organizações diferentes, localizadas em 47 países. A premiação foi dividida em 12 categorias.

A Aegea participou com o Programa Infra Inteligente, que conta com o projeto inovador de Mapa Digital 3D. Essa iniciativa está ocorrendo nos 13 estados do país em que a companhia está presente e tem como objetivo aprimorar os processos por meio de geoanálises, criando um ambiente virtual – chamado de gêmeos digitais – das estruturas da empresa. O foco é a prevenção de manutenções e o aprimoramento do processo de modernização da infraestrutura de saneamento. Essas ações garantem segurança aos contratos de concessão sob o aspecto regulatório, pois resultam em maior disponibilidade dos serviços para a população, além de trazer assertividade nas operações, com uma visão em tempo real das estruturas, em qualquer lugar do mundo, pela equipe de especialistas da Aegea.

Com o Infra Inteligente, a Aegea ficou entre os três mais avançados projetos de digitalização do mundo, além de conquistar o prêmio de reconhecimento dos fundadores pelos avanços em gêmeos digitais. A empresa também foi selecionada para aplicar uma nova tecnologia lançada mundialmente no evento pela Bentley.

Para Wagner Carvalho, Gerente de Projetos Sênior da Aegea, o reconhecimento representa o comprometimento da Aegea com inovação. “É uma honra ser reconhecido entre os finalistas da categoria Surveying and Monitoring, assim como ser premiado pelos fundadores pelos nossos avanços em gêmeos digitais”, afirma o gerente. “É um dos reconhecimentos mais importantes do setor, e nós estamos representando o Brasil com muito orgulho”, conta Wagner.

No projeto, serão detalhados mais de 100 mil ativos da companhia. Em dezembro de 2021 foi concluído o maior inventário de ativos do Brasil, este no Estado do Rio de Janeiro, com mais de 29 mil ativos físicos, 1.317 plantas, mais de 156 mil fotos registradas e mais de 211 mil avaliações visuais realizadas, atingindo 27 municípios do estado.

Wagner destacou a importância dessa ação. “Com a digitalização 3D do Rio de Janeiro, conseguimos desenvolver parte dessa tecnologia, que terá fortes impactos sociais e ambientais na região. Esse mapeamento gerou um roadmap e plano estruturado de ações para os próximos 35 anos”, finaliza.