Companhia esteve presente no painel que discutiu a otimização da gestão e distribuição da água com redes virtuais

A Aegea, líder no setor privado de saneamento, marcou presença no Wired Festival Brasil, evento realizado na última quinta-feira (17), no painel “Gestão da Água”, que discutiu oportunidades para otimizar o gerenciamento com redes virtuais. A empresa foi representada por Eduardo Mendes, Diretor de Tecnologia e membro do Comitê de Inovação da companhia.

Os participantes da mesa apresentaram exemplos positivos de soluções e tecnologias que vão ajudar a reduzir desperdícios e promover o uso mais sustentável dos recursos hídricos. “A água é o bem primordial da vida. Antes de recursos como energia e internet é necessário termos acesso à água. Esse desafio motiva diariamente a Aegea a realizar iniciativas que vão além da prestação de serviço de saneamento”, destacou Eduardo Mendes.

Também foi discutida a importância do trabalho com startups e como as soluções apresentadas por elas podem contribuir para melhorias na gestão da água. A Aegea possui um programa de inovação aberta no qual as startups se inscrevem para participar de desafios definidos pela companhia. Esse programa de aceleração busca soluções e projetos que tragam inovação, desenvolvimento, impulsionem seus negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor. “Entre as startups estão empresas focadas em analytics, em modelos preventivos para tratamento de água, outras focadas em engenharia, processos e estações modulares. Quase todas as áreas da companhia estão envolvidas”, completa Mendes.

Foram debatidos ainda outros temas, tais como soluções para cidades inteligentes, simulações computacionais e restauração de bacias hidrográficas. O painel contou também com a participação de Samuel Barreto, gerente nacional de água da The Nature Conservancy e do Movimento Água para São Paulo, e de Marcílio Caetano, cofundador e diretor executivo da Tau Flow Engenharia, empresa especializada em modelos dinâmicos de simulação de fluidos e que oferece soluções para organizações de áreas diversas, incluindo serviços ambientais. A mediação foi de Daniel Bergamasco, diretor de redação da GQ Brasil.