Reconhecimento reforça a transparência da empresa na divulgação do inventário auditado de Gases de Efeito Estufa

A Aegea Saneamento, empresa líder no setor privado de saneamento da Brasil, recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, a mais alta categoria entre os inventários submetidos ao Programa que visa dar transparência às emissões de gases do efeito estufa. A certificação é gerenciada pela FGVces, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, e tem como objetivo apresentar os números e o esforço dos programas internos das empresas pela melhor gestão de carbono.

Para Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, núcleo de inteligência socioambiental da Aegea, a certificação é uma mostra do comprometimento da companhia com a agenda ESG, especialmente governança e sustentabilidade. “Avaliar o andamento da companhia frente aos pilares ESG está no DNA da Aegea. Neste caso, muitos setores da companhia se mobilizaram para elaborar o inventário, e esse esforço resultou em um reporte transparente, completo e submetido à auditoria independente, que nos mostra caminhos para uma atuação ainda mais sustentável”, aponta.

A empresa virou membro do Programa neste ano e, a partir da elaboração do inventário de 2021, com base nos dados de 2020 e ratificados pela KPMG, organização global de serviços em auditoria e consultoria, foi possível conhecer melhor as fontes de emissão da companhia nos processos de água e esgoto, no uso de energia elétrica, combustão móvel, combustão estacionária, emissões fugitivas, mudança de uso do solo etc. Em seguida, foi elaborado o inventário de 2022, com base nos dados de 2021, estes validados também pela KPMG e auditados pelo Bureau Veritas, acreditada pelo INMETRO. “Todos os padrões exigidos pelo Programa foram alcançados e a companhia recebeu o Selo Ouro”, conta Édison.

“Ao elaborar o inventário seguindo os mais altos padrões do mercado alinhado à uma metodologia internacional, podemos entender nosso impacto e com isso reforçar nossa atuação em diversas frentes de redução das emissões, através de melhorias de processos e novas tecnologias, ações de mitigação das emissões como reflorestamento e resiliência hídrica, por exemplo, contribuindo positivamente no combate às mudanças climáticas”, explica Édison.

A certificação reforça ainda do compromisso da Aegea com a eficiência operacional, investimentos responsáveis e cumprimento de metas. A página do Registro Público de Emissões pode ser acessada no link  https://registropublicodeemissoes.fgv.br/participantes/4003.

Comprometimento com a agenda ESG

Outro exemplo do compromisso da Aegea com temas ESG foi a emissão de Sustainability-Linked Bonds realizada em abril deste ano. A companhia foi a primeira do setor de saneamento a emitir bonds vinculados a metas ESG na América Latina, e pioneira a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança no Brasil. A Aegea assumiu as seguintes metas, a serem alcançadas até 2030: reduzir o consumo de energia em 15% (medido em kWh/metro cúbico); aumentar de 32% para 45% o número de mulheres em posição de liderança; e aumentar de 17% para 27% o número de líderes negros na companhia.

Programa Brasileiro GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol adapta a metodologia GHG Protocol ao cenário brasileiro e desenvolve formas de calcular as emissões de gases do efeito estufa (GEE). O Programa foi desenvolvido em 2008 pelo FGVces e WRI (World Resources Institute) em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD), o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e 27 empresas fundadoras.

Alguns dos objetivos do Programa envolvem estimular o inventário de emissões de GEE na cultura corporativa do Brasil para desenvolver um enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações, assim como proporcionar padrões de qualidade internacional para contabilização de emissões e publicações de inventários.