A diretora de Gestão de Pessoas da Aegea Saneamento, Fabianna Strozzi, participou do 17º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento da KM Brasil. Strozzi falou na Oficina Pré Conference da área de Saneamento, apresentando alguns dos cases da Aegea que demonstram a preocupação da empresa em investir na qualificação de profissionais para conseguir bater as metas do Novo Marco Legal do Saneamento. A legislação estabelece que, até 2033, 99% da população brasileira deve ter acesso à água potável e 90% deve ter acesso à coleta e tratamento de esgoto.
Fabianna compartilhou os avanços da Academia Aegea, plataforma de educação e formação para os mais de 11 mil colaboradores da companhia. “Desde 2014, a Academia constrói experiências de aprendizagem para desenvolver nossa equipe na cultura da empresa assim como novas lideranças, compartilhando conhecimento comportamental e técnico, essencial para o crescimento da Aegea”, contou a diretora.
Em 2021, foram mais de 168 mil horas de treinamentos, o equivalente a 17 horas por colaborador na plataforma online. Além disso, a companhia oferece curso tecnólogo de graduação EAD em Processos Gerenciais com Ênfase em Saneamento, reconhecido pelo MEC e produzido em colaboração com a UniFAJ e Leandro Morilhas Soluções Educacionais. Outra oportunidade é o MBA em Saneamento em parceria com a FGV In Company. “A capacitação dos nossos colaboradores em diversos níveis de especialização se encontra na base da Academia, focada em impulsionar nosso negócio, instaurar nosso jeito de ser e formar para o futuro”, apontou Fabianna.
Outro case apresentado pela diretora foi o foco em contratar talentos nas comunidades, gerando renda local, como foi feito na concessão Águas do Rio: dos 6 mil empregos gerados, 3,5 mil foram contratações de comunidades. Já o Programa Jovem Aprendiz ofereceu 75 oportunidades direcionadas a moradores dessas regiões, sendo 60% dessas vagas direcionadas a mulheres, todos na trilha de capacitação da empresa.
O Pioneiros, programa voltado para alunos do Ensino Médio regular de escolas públicas que seleciona jovens para participar de uma imersão na concessionária, também foi destaque, assim como o Empower, programa do Embaixadores da Educação que capacita alunos de escola pública a solucionarem desafios sociais para que sejam a mudança que sonham em ver em seus colégios e comunidades.
A oficina tinha como tema “Como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para capacitar e manter as pessoas capacitadas para atender as exigências do novo marco regulatório do saneamento”. Essa questão se mostra especialmente relevante quando contextualizada com dados da Abcon Sindcon, que aponta que 6,2 milhões de empregos devem ser gerados pelos esforços para universalizar serviços de distribuição, água, coleta e tratamento de esgoto no Brasil para cumprir a meta do Novo Marco.
Também participaram da oficina promovida pela MK Brasil, Aurélio Fiorindo Filho e James Galvane Junior, da Sabesp, e André Saito, da Sociedade Brasileira de Gestão de Conhecimento (SBGC). O evento foi mediado por Marcia Aires, diretora de relações com o setor de saneamento da SBGC.
Sobre a Aegea
A Aegea Saneamento é companhia privada líder em saneamento, atuando por meio de suas concessionárias em diversos estados de norte a sul do Brasil. Com um crescimento consistente, a Aegea saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 154 cidades em 2021, em 13 estados, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, foco na universalização do saneamento e investimentos responsáveis alinhados aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança). Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/