O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, participou do webinar “Saneamento básico no Brasil: desafios para universalizar o acesso a água e esgoto”, promovido pela Revista Exame e pela plataforma Bússola. Ao lado de Édison, também participaram da live a presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, e o CEO da Unipar, Mauricio Russomanno. A dinâmica foi moderada pelo jornalista Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Durante a conversa, foram discutidas as perspectivas para o setor nesses dois anos de sanção da lei do Marco Legal do Saneamento, com meta para a universalização dos serviços de água tratada e coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Como empresa líder do setor de saneamento, atuando por meio de suas concessionárias em 13 estados de norte a sul do Brasil, em municípios de diversos portes que variam de 3 mil a 7 milhões de habitantes, a Aegea acredita que a legislação sancionada em 2020 é um indicador de como o país tem se mostrado preocupado em mudar o triste quadro do acesso a água e esgoto tratados. A lei aprimora e moderniza o setor, e garante mais segurança jurídica, necessária para atrair mais investimentos.

Édison Carlos destacou que, para a Aegea, o trabalho em conjunto dos setores público e privado pode resultar em ações que impactam na melhoria da qualidade de vida da população. “A Aegea acredita e defende a complementaridade de atuação entre o poder público e a iniciativa privada. A possibilidade que o Marco Legal abriu, especialmente por meio das Parcerias Público-Privadas (PPPs), são essenciais para a mudança do cenário do saneamento básico brasileiro, nos mostra o caminho para construir um novo momento e levar o Brasil ao desenvolvimento”, afirmou.

O presidente do Instituto Aegea destacou ainda a atuação em conjunto com a comunidade e a prioridade para a contratação de mão de obra local. Em um ano de atividade, a Águas do Rio, concessionária do grupo Aegea, gerou 8 mil empregos, sendo mais de 3.500 profissionais moradores de comunidades e favelas da região.

O relacionamento com a população também é uma parceria importante no combate a perdas de água e no uso consciente a este bem. Desde 2010, a Aegea conta com o programa Afluentes, uma das maiores iniciativas da companhia para estreitar a relação com as comunidades, realizando ações de conscientização junto às lideranças comunitárias. Segundo Édison, além de toda a tecnologia existente para a gestão dos sistemas de saneamento, a parceria com a população é extremamente importante. “Realizamos campanha de consumo consciente de água e ações de educação ambiental em escolas. Prezamos pelo relacionamento com as comunidades e temos retorno quando apontam os casos de vazamento, alguma ineficiência que podemos melhorar”, diz.

“A gente não quer só entregar água, tirar o esgoto e tratar. Nós vamos além, gerando desenvolvimento, renda e contribuindo para a melhora do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] nos municípios onde atuamos. É muito importante que a população esteja atuando do seu lado para que a companhia consiga ser mais eficiente e resolver os problemas antecipadamente”, completou o presidente do Instituto.