A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) estima que 12% da água doce do planeta está no Brasil. Apesar de abundante, a riqueza não é bem distribuída. Para discutir esse assunto a HSM Management e a Softys reuniram grandes nomes em um diálogo de alto nível para trazer algumas soluções tanto em água como em saneamento. Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, foi o representante da companhia no debate: “Desafios de água e saneamento no Brasil”.

No bate-papo foram apresentadas soluções contra o desperdício de água, gestão responsável, além de boas práticas no setor, como a chegada da Aegea em Manaus, capital do Amazonas, e a construção de um relacionamento com a população.

Há quatro anos sob concessão da Aegea, por meio da Águas de Manaus, a cidade é a capital do país que mais ampliou a oferta de água tratada no período, chegando a 98% de cobertura e atingindo a universalização do serviço. Para a alcançar esse resultado, o VP de Relações Institucionais da Aegea, explicou os desafios enfrentados pela concessão para alcançar locais que, antes da chegada da companhia, não eram beneficiados, como áreas menos urbanizadas, palafitas (casas localizadas sobre o rio) e locais com alterações dos níveis das águas do Rio Negro.

A chegada do saneamento nessas áreas regularizou o atendimento de 530 mil residências, levando, além do acesso à água, dignidade para a população, que passou a ter, por exemplo, comprovante de residência com a conta de água, o que permite acesso à crédito e matrícula em instituições de ensino. “Com o atendimento de água potável para essas pessoas, a gente conseguiu fazer um cadastro, gerar um endereço e tirar essas pessoas da invisibilidade”, comentou Tavares. O ponto focal deste trabalho foi o Programa Vem com a Gente, que passou por 57 bairros da capital manauara, identificando pontos que não contavam com estrutura regular de água tratada.

Como companhia privada líder em saneamento, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas em 154 municípios de norte a sul do país, a Aegea entende que é essencial promover um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa. Desde 2010, o programa Afluentes é uma das maiores iniciativas para estreitar a relação com as comunidades. Por meio do relacionamento com as lideranças comunitárias, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades e desafios, ouve sugestões e opiniões sobre os serviços prestados. “Essa nossa forma de atuação é baseada no conceito de Licença Social para a Operar, que é uma forma de buscar, perante a população, a legitimidade da nossa presença, sempre respeitando os interesses das pessoas, oferecendo um serviço de qualidade e trabalhando a cada dia para estar mais próximo deles”, disse o executivo.

Outro exemplo apresentado de atuação da Aegea com o programa Afluentes, foi na concessão no Rio de Janeiro, por meio da Águas do Rio. Na região foram identificamos mais de 3 mil líderes comunitários para contato direto com gestores para garantir uma prestação de serviço de qualidade. “Aprendemos que esse é o caminho para atuar em toda a extensão da cidade, com canal de comunicação rápido para resolver demandas e relatar quaisquer possíveis problemas futuros. Nas áreas mais vulneráveis, o relacionamento e comunicação com esses líderes comunitários nos permite entrar de casa em casa”, completou Rogério Tavares.

O evento está disponível no canal da HSM Management e contou com a colaboração de Luana Siwert Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil, Luis Delfim, diretor geral da Softys, Marilene Ramos, diretora de sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil, e Camila Jordan, diretora executiva da ONG Teto Brasil. A mediação foi de Adriana Salles, diretora editorial da HSM Management