Entre os dias 4 e 11 de junho é celebrado a Semana do Meio Ambiente e, para esta ocasião, o Museu do Amanhã preparou uma programação especial com o objetivo de proporcionar a troca entre especialistas, comunidades e sociedade civil sobre a construção de um futuro mais sustentável para todos.

Durante a programação, o Instituto Aegea e a Águas do Rio apoiarão o evento Diálogos Ambientais, que trará uma série de encontros para debater os principais desafios do uso de recursos naturais e da recuperação de ecossistemas na próxima década.

“Para o Instituto Aegea, a recuperação e a preservação do meio ambiente são vitais e vão além das necessidades atuais, pois são a garantia do legado que precisamos deixar para as gerações futuras. Na Aegea, como líderes em saneamento básico, somos referência em serviços essenciais, como levar água potável às pessoas, coletar e tratar esgotos de milhões de brasileiros, ações fundamentais para a proteção de córregos, lagoas, rios e do mar. Buscando esse futuro sustentável, temos, portanto, a responsabilidade de propor e conduzir discussões e iniciativas por infraestruturas que busquem um maior equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e um meio ambiente saudável”, afirma Edison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.

O Instituto Aegea atua como um núcleo de inteligência Social e de Sustentabilidade, acompanhado e realizando ações com o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, prioritariamente nas áreas de saúde, educação e geração de renda.

Este olhar sustentável já perceptível com o início de ações para recuperação ambiental no Estado do Rio de Janeiro. Por meio da Águas do Rio, estão sendo realizadas iniciativas que vão além dos serviços de saneamento básico.

“O Estado do Rio tomou outro caminho a partir da concessão dos serviços de saneamento básico e hoje podemos olhar a Baía de Guanabara sob uma perspectiva positiva. A Águas do Rio vai promover o maior projeto de recuperação ambiental e econômico no país, protagonizando a despoluição desse patrimônio ambiental. E com essa mudança virá uma série de ganhos socioeconômicos, com destaque para o Turismo. A recuperação da Baía de Guanabara deixará para o Estado um legado de prosperidade e desenvolvimento e os cariocas e fluminenses voltarão de ter orgulho desse ecossistema, reconhecido pela ONU como patrimônio ambiental da humanidade”, afirma Alexandre Bianchini, diretor-presidente da Águas do Rio.

A ação Diálogos Ambientais é resultado de uma parceria entre o Instituto Aegea, Águas do Rio, Museu do Amanhã e Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), dentro da mobilização Rio2030.