Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22), o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, se uniu ao Instituto Aegea e Águas do Rio para o evento “Águas Urbanas – Saneamento Básico no Rio de Janeiro”, que contou com apresentações que evidenciaram os fatores que influenciam a qualidade do saneamento básico na cidade.

O evento contou com a participação de Alexandre Bianchini, Presidente da Águas do Rio, concessionária da Aegea no estado, no painel que discutiu os desafios e consequências para a qualidade de vida da população. “Neste Dia Mundial da Água poder falar da Baía de Guanabara sob outra ótica, que não seja a mesma que ouvimos por anos, de falta de perspectiva, e apresentar medidas concretas para a recuperação ambiental desse patrimônio, marca o novo momento do saneamento que o Rio de Janeiro está vivendo. Nascemos com o propósito de movimentar vidas e universalizar o acesso à água tratada e ao serviço de esgoto até 2033. Nessa trajetória, um dos marcos mais relevantes é a recuperação da Baía de Guanabara e o resgate do orgulho do fluminense em ter, viva e produtiva, uma das baías mais bonitas do mundo”, destacou Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.

O Instituto Aegea também esteve presente. “O Instituto Aegea atua embasado em dois pilares: ambiental, focado em biomas situados nas localidades onde estamos, e social, com a melhoria direta na vida dos cidadãos. O saneamento básico traz saúde, reduz afastamento de crianças da escola e adultos ao trabalho, gera renda e valoriza regiões inteiras; enfim, traz desenvolvimento humano. Dessa forma, caminhar de mãos dadas com o Museu do Amanhã aglutina visões parecidas sobre um futuro sustentável. É uma parceria histórica que vai acompanhar as mudanças que já ocorrem em cidades onde Aegea está e que agora se iniciam no estado do Rio”, comentou Edison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.

Estes avanços compõem o jeito de ser Aegea, que investe em um trabalho que vai além do saneamento, e acredita que, por meio destas ações é possível garantir uma nova perspectiva de um futuro mais sustentável, estabelecendo um cuidado com a população e com o meio ambiente nos 154 municípios nos quais atua, atendendo a 21 milhões de pessoas.

Além da Águas do Rio, também participaram da dinâmica Márcio Santa Rosa, engenheiro civil e consultor em Recursos Hídricos e Sustentabilidade; Caio Scot, criador do Canal Recicla-te e Lídia Aguiar, Analista de Sustentabilidade da Firjan e membro do Movimento Viva Água Baía de Guanabara. A mediação foi realizada por Leonardo Menezes, diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã e a abertura foi comandada por Sérgio Besserman Vianna, curador de Sustentabilidade do equipamento cultural.

Sobre o Instituto Aegea: é o núcleo de inteligência social da Aegea que acompanha o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto nas áreas de saúde, educação e geração de renda, que são as causas da atuação social da Aegea. Visa também as melhores práticas sustentáveis, sempre mirando novas tecnologias ambientais e que possam complementar o portfólio de soluções que a companhia aplica nos territórios em que está presente.