Evento promovido pela FIESP é considerado um dos principais fórum de discussão de políticas públicas para o setor de infraestrutura do Brasil

 

A pandemia da covid-19 ocasionou diversos impactos negativos e suas consequências são inúmeras, como: alto índice de desemprego, pressão inflacionária, aumento do endividamento público e muitos fatores que afetam diretamente a economia brasileira. Para debater essas questões e a importância de iniciativas em infraestrutura para a retomada econômica, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) promoveu o 14º ConstruBusiness. A Aegea Saneamento foi representada por Rogério Tavares, Vice-Presidente de Relações Institucionais da companhia.

Na ocasião, Rogério comentou os aspectos trazidos pelo novo Marco Regulatório do Saneamento e como a legislação pretende mudar o atual cenário do país, no qual 100 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e 35 milhões não recebem a coleta e tratamento de esgoto. “O Marco Regulatório traz um novo cenário para o país. Com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) assumindo um papel de coordenação nacional, padronizando o processo de regulação de todos os munícipios. Isso promove a segurança jurídica e atraí novos investidores para o setor, como perceptível nos últimos editais realizado,” comentou o executivo.

Durante o encontro, representantes dos setores público e privado reforçaram a importância da parceria entre ambos para a ampliação dos investimentos no país e, por consequência, a melhoria na vida da população. “O setor de saneamento possui características diferentes dos demais em infraestrutura. Por isso, a Aegea acredita na complementariedade entre os setores na busca por ações que resultem na melhoria da qualidade de vida dos brasileiros” completa Rogério Tavares.

Um exemplo de um bom trabalho em conjunto entre os setores público e privado é a concessão da Aegea Saneamento localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, que tem a universalização do saneamento desde 2012 e é 1ª colocada nos índices de atendimento total de esgoto no Brasil, com 100% de cobertura. Este resultado foi obtivo em apenas dois anos após o início da parceria público-privada. Hoje a companhia atende seis concessões no formato PPP.

Além da Aegea, participaram do painel Bruno Westin Prado Soares Leal, Secretário Especial Adjunto da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos no Ministério da Economia; Ana Arraes, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); Victor Hugo Froner Bicca, Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM) e Luiz Augusto Santos Lima, Subprocurador-Geral da República do Ministério Público Federal. O evento promovido desde 1997, é considerado um dos principais fórum de discussão de políticas públicas para o setor de infraestrutura do Brasil.

A Aegea Saneamento acredita e compartilha dos benefícios que o diálogo entre diferentes representantes pode resultar em ações que caminhem para a recuperação econômica do País e na melhoria do cenário atual.