2ª edição do Ranking analisou 411 municípios considerando indicadores, pilares temáticos e dimensões fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros

 

A Aegea Saneamento participou do evento de lançamento da 2ª Edição do Ranking de Competividade dos Municípios. O estudo tem como principais objetivos apoiar os líderes públicos nas tomadas de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades, valorizar cases de sucesso e ser uma ferramenta de apoio no direcionamento de investimentos.

No evento de lançamento, a Aegea, que é uma das apoiadoras da iniciativa, participou do painel “Um ano da aprovação do marco do saneamento básico: o desafio dos municípios”. A companhia foi representada por Rogério Tavares, Vice-presidente de relações institucionais da empresa, na dinâmica que discutiu os desafios do saneamento básico no país, cases de sucesso e as perspectivas dos convidados um ano após a aprovação do novo marco regulatório do setor.

“Sabemos dos desafios e responsabilidades que temos como maior empresa privada do setor, atendendo quase 10% da população no país. A Aegea tem uma perspectiva positiva com o momento do saneamento, principalmente com o resgate da preocupação ambiental e social, que ganhou novos olhares com o marco regulatório,” afirmou Rogério Tavares.

O encontro reuniu representantes dos setores público e privado que também discutiram a importância da sinergia entre ambos. “A nova lei aumentou o interesse de investidores no setor. Na Aegea acreditamos que a complementariedade entre players privados e públicos é essencial para diminuição da desigualdade social. Além disso, é importante envolver a população nas discussões, compreendo assim as necessidades de cada região e fornecendo uma resposta social. Para atuar em saneamento é necessário ir além da expertise operacional, criando um modelo de trabalho eficiente e transparente”, completou Rogério.

Além da Aegea, também participaram do painel André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e líder MLG e Fábio Ferraz, Secretário de Planejamento e Inovação de Santos e líder MLG. A dinâmica foi mediada por Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade e Competitividade.

A Aegea Saneamento acredita e compartilha dos benefícios que o diálogo entre diferentes representantes do setor pode resultar na qualidade e melhoria de vida da população. O trabalho em conjunto e a compreensão do cenário são essenciais para ações que caminhem para universalização do saneamento no país.