O Programa Respeito Dá o Tom, completa 4 anos de existência. Inicialmente, seu objetivo era promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos ou pardos, no entanto, após uma reconfiguração, seus objetivos foram ampliados para aprimorar as iniciativas que espelhem a população negra em todos os níveis hierárquicos da companhia.

Em comemoração a data, a Aegea Saneamento promoveu a live “Autocuidado da População Negra” que foi exibida para seus colaboradores e teve como participação Vinicius Archanjo, Especialista em relações étnico-raciais e Consultor do ID_BR. “Durante esses 4 anos, o ID_BR tem ajudado o Respeito Dá o Tom no desenvolvimento e consolidação como um forte programa racial no Brasil. Acompanhamos de perto o crescimento e evolução e ficamos felizes de presenciar os avanços positivos que o programa tem causado não só dentro da companhia, como na vida da população negra em geral” ressaltou Vinicius.

Em 2021, de acordo com a recente pesquisa realizada pela área de Recursos Humanos da Aegea, foi constatado que 54% dos supervisores da empresa se autodeclaram negros. Entre os trainees estes números representam 43% dos colaboradores. Ao todo, a Aegea possui 61,90% de seus funcionários autodeclarados como pretos ou pardos.

Para fomentar a discussão em torno da empregabilidade e a igualdade nas oportunidades na Aegea, foi desenvolvido, em parceria com o ID_BR o treinamento com foco em Recursos Humanos para todos os profissionais da área. O treinamento consiste em debater conceitos da pauta racial, apresentar práticas antirracistas e colaborar para a inclusão e diversidade dentro da companhia. “A Aegea atende 21 milhões de pessoas de diferentes regiões e entendemos o quanto é importante o respeito e a diversidade dentro da companhia, espelhando os diferentes brasis” reforçou Marcia Costa, Vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea.

O programa possui três pilares de atuação: Empregabilidade, que foca na geração de oportunidades; Desenvolvimento, que trabalha a disponibilização de cursos de aprimoramento; e Relacionamento que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.

Com início em 2017, a Aegea já investiu cerca de R$ 3 milhões em iniciativas como canais de denúncias, eventos presenciais e online sobre o tema, desenvolvimento de ações internas e a contratação de especialistas na temática racial. Hoje a companhia conta com 12 comitês nas unidades da Aegea de norte a sul.

O Programa Respeito Dá o tom é uma iniciativa desenvolvida pela Aegea Saneamento e reconhecido pelo Instituto identidades do Brasil (ID_BR) como um dos principais programas de igualdade racial do país, sendo certificado com o Selo “Sim à Igualdade Racial”. A certificação significa que a empresa se compromete em realizar ações afirmativas voltadas à equidade racial em todas as suas unidades.