Garantir um mundo mais justo, sustentável e igualitário até o ano de 2030 foi a principal razão para a aprovação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Realizado na última semana, o “Festival Conhecendo os ODS Digital”  detalha, as ações desenvolvidas por empresas, Governo, escolas, universidades e organizações da sociedade cível para atingir estas metas globais.

A Aegea Saneamento foi convidada para debater e demonstrar suas iniciativas relacionadas ao ODS 6: Água Potável e Saneamento, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento. A companhia foi representada pela Marina de Castro, Coordenadora de Responsabilidade Social.

No evento, Marina apresentou as boas práticas socioeconômicas da Aegea em iniciativas que vão além do saneamento e como a água está correlacionada com a maior parte dos ODS, sendo o principal insumo da vida, utilizada diariamente pela população e consequentemente acelerando o desenvolvimento sustentável. “Na Aegea atendemos mais de 21 milhões de pessoas, e um dos nossos compromissos é promover vidas mais dignas para a população nas regiões onde atuamos. Trabalhamos com uma escuta ativa principalmente com famílias em situação de vulnerabilidade social para realizar soluções operacionais e sociais específicas para cada território de atuação da companhia, trazendo medidas eficazes e diminuindo o déficit do setor.”

Outra iniciativa importante para inclusão social é a aplicação da tarifa social que consiste em uma tarifa diferenciada à população vulnerável socioeconomicamente.  “Ao oferecer desconto na tarifa de água e esgoto para famílias de baixa renda, garantimos que a população mais vulnerável seja contemplada com os serviços de saneamento básico, garantindo a qualidade da água recebida e o tratamento adequado do esgoto, sem afetar os aspectos socioeconômicos dessas famílias” reforça Marina.

Saúde pública e como os avanços operacionais e investimentos em saneamento diminuem o risco de doenças foram aspectos abordados na live. Em Campo Grande (MS), a Aegea realizou um estudo sobre os impactos positivos na saúde após a chegada do saneamento nas residências da capital do Mato Grosso do Sul.  O resultado demonstra que o número de internações por doenças diarreicas caiu 91% entre 2003 e 2015, considerando a taxa de internação a cada 100 mil habitantes.

Também participaram do painel Glauco Kimura, da Unesco Brasil e Marcelo Linguite do Pacto Global, com mediação de André Palhano. O evento foi promovido pela NTICS Projetos – empresa que atua há 19 anos para implementar projetos e soluções que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo.

A Aegea Saneamento acredita que o diálogo entre diferentes representantes e o trabalho em conjunto para a compreensão do cenário de saneamento no país são essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do país, garantindo mais saúde e dignidade à população.