A Aegea Saneamento iniciou a fase operacional da Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) que contempla a concessão administrativa para a execução de obras de infraestrutura em esgotamento sanitário. A cidade é o terceiro município capixaba a contar com esse modelo para universalização dos serviços de esgoto, beneficiando 402 mil pessoas em Cariacica e em um bairro de Viana, no Espírito Santo.

A Aegea, por meio de sua concessionária Ambiental Cariacica, irá investir R$ 829 milhões em infraestrutura de saneamento, ao longo dos 30 anos de contrato, ampliando e modernizando o sistema de esgotamento sanitário do município, sendo que aproximadamente R$ 122 milhões desse total serão aplicados nos primeiros cinco anos.

“Nossa atuação em Cariacica já começa com impactos bastante positivos, com geração de empregos e renda durante as obras iniciais. Temos o grande desafio de aproximação aos moradores e conscientização sobre a necessidade da interligação dos imóveis à rede e sobre o uso correto do sistema para evitar desperdícios e outros danos. Nossas iniciativas são realizadas de modo que a vida da população atendida seja transformada, indo além dos nossos serviços essenciais em saneamento, promovendo mais saúde e dignidade aos nossos clientes. Para isso também contamos com um modelo de negócios focado em investimentos estratégicos, eficiência operacional, integridade e ética. Por meio destas premissas vamos mudar a realidade do esgotamento sanitário na cidade”, explica Radamés Casseb, Diretor Presidente da AEGEA.

O investimento da nova PPP vai dobrar a cobertura do serviço que hoje atende cerca de 48% da população do município, e a universalização será alcançada em 2030, com o índice de 95% de cobertura.

Além de realizar a manutenção no sistema existente, o contrato prevê a construção de 556 km de novas redes coletoras, 42 mil novas ligações de esgoto, 73 novas estações elevatórias de esgoto, 39 km de linhas de recalque, desativação de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e ampliação de três ETEs, proporcionando uma capacidade de tratamento de esgoto de 950 litros por segundo.

“A assinatura do contrato para a PPP de Cariacica consolida um planejamento de investimentos importantes para a região metropolitana do Espírito Santo. Graças a parcerias e concessões, as principais cidades do Estado ostentam altos índices de acesso a saneamento básico. Isso é um salto extraordinário para a qualidade de vida dos capixabas”, ressaltou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante solenidade de assinatura de contrato.

No Espírito Santo, a Aegea já atua há seis anos na Serra, município que já atingiu 90% de cobertura, e iniciou há quatro anos as atividades em Vila Velha.

A Aegea registrou um crescimento exponencial e saltou de seis cidades atendidas em 2010 para 126 em 2021, prestando serviços para mais de 11 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base eficiência operacional, cumprimento de metas, investimentos responsáveis e o alinhamento aos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).