A cidade de Teresina ganhou um espaço interativo sobre o ciclo da água. A Estação Fonte do Saber – Antônio de Passos Nunes Rocha localizada na Estação de Tratamento de Água Sul (ETA – Sul). O espaço, inaugurado em fevereiro, conta com ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades lúdicas e interativas. O objetivo é ampliar a educação ambiental e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes.

Com o tema “Da água que usamos à água que esgotamos: cuidando da saúde do planeta”, a Estação Fonte do Saber apresenta os principais processos pelos quais passa a água, desde a retirada dos mananciais, o uso e o seu retorno à natureza. O espaço também mostra os fenômenos que ilustram o comportamento da água em diversas situações, além de suas principais características.

A Estação do Saber possui dois espaços: O primeiro mostra um globo terrestre com a presença da água no planeta, além da vila do saneamento, onde são explicadas as diferenças entre as redes de água tratada, esgoto e de água pluvial. Por meio das instalações científicas, a ideia é criar uma atmosfera intrigante e acolhedora para que os visitantes tenham uma experiência única. O espaço conta com uma série de equipamentos que remetem à história da água na vida da humanidade e também aos processos utilizados durante o tratamento do esgoto.

Os visitantes também conhecerão a estação de geração de energia elétrica, constituída por quatro bicicletas geradoras, sendo uma adaptada para cadeirantes. Quando acionadas, as bicicletas gerarão energia suficiente para acionar as bombas que levarão água até as caixas d’água dos prédios. A ideia é tornar evidente o alto consumo de energia nas unidades de tratamento de água e esgoto.

Já a área externa traz atrações interativas, a exemplo de uma réplica do aqueduto de Teresina e uma casa com o circuito hidráulico aparente, desde a entrada da casa até a saída para a rede de esgoto simulada. Assim, as crianças conhecerão os vazamentos mais comuns e seus impactos no consumo, despertando a consciência para o uso correto da água e como acompanhar o consumo através do hidrômetro. Outra atração são as conchas acústicas, através das quais os visitantes podem se comunicar a uma distância de até 80 metros.

“A Estação Fonte do Saber vem complementar o propósito de tornar Teresina uma referência em saneamento básico. Nós entendemos que devemos investir massivamente na educação dos cidadãos do futuro através do uso adequado da água”, frisou o diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini.

O espaço é aberto ao público e a entrada será gratuita. Para agendar uma visita basta acessar o site http://estacaofontedosaber.com.br/.