Companhia líder em saneamento privado no Brasil figurou entre as cinco empresas do setor que mais contratam startups no país

Na última terça-feira (18), a 100 Open Startups – plataforma líder em inovação aberta – anunciou o Ranking TOP Open Corps 2022, com as companhias que mais praticaram inovação aberta e contribuíram com startups no Brasil no último ano. A Aegea Saneamento, companhia líder no setor privado, foi reconhecida na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura entre as cinco empresas do setor que mais contratam startups no país.

Eduardo Mendes, Diretor de Tecnologia da Aegea, participou da cerimônia de premiação. “Para nós da Aegea Saneamento, estar no Ranking TOP Open Corps é um reconhecimento importante do trabalho que realizamos. Ficamos honrados pela premiação e seguiremos trabalhando com inovação para evoluirmos cada vez mais na promoção da saúde e da dignidade, por meio do saneamento, e no atendimento à população nas diversas localidades onde atuamos.”, destacou o executivo.

Na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura, as corporações Top 5 foram responsáveis por 81% dos relacionamentos com startups. Segundo a 100 Open Startups, as empresas da categoria estabeleceram 247 relacionamentos de negócios com 174 startups no último ano, um crescimento de 4% em relação a 2021.

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado, com mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes. A lista reconhece e premia as empresas líderes em inovação aberta, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.

O evento de anúncio oficial do TOP Open Corps 2022 foi feito pelo canal do 100 Open Startups no Youtube e premiou outras grandes companhias como Microsoft, IBM, Ambev e Natura.

Cultura de inovação

Como empresa líder em seu segmento, a Aegea tem a Inovação como parte de sua cultura, um direcionamento que permeia toda a companhia, priorizando a garantia dos serviços de saneamento com excelência, respeito ao meio ambiente e às necessidades de cada uma das 154 cidades atendidas, de norte a sul do Brasil. O trabalho em conjunto com startups é realizado desde 2013 por meio de contratações diretas.

Além disso, desde 2020 a companhia é uma das apoiadoras do Projeto ilmpact do Innovation Latam, plataforma vinculada à Fundação Dom Cabral que atua no ecossistema de startups para conectar essas empresas com outros players. Em 2021, a Aegea e o Innovation Latam desenvolveram um programa de aceleração para buscar soluções e projetos que tragam inovação, desenvolvimento, impulsionem seus negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor: o Aegea HUB.  O principal objetivo é a conexão entre as startups com os desafios da companhia e do saneamento, permitindo o aumento da eficiência e melhor atendimento aos usuários nas áreas de atuação.