Representada pelo Instituto Aegea, companhia apoiou a 8ª edição da premiação que aconteceu no Rio de Janeiro e homenageou iniciativas relacionadas com a cultura, educação e empregabilidade no Brasil

A Aegea Saneamento, por meio do Instituto Aegea, foi patrocinadora oficial da 8ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, realizada no último dia 7 de maio, no Rio de Janeiro. Promovida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a cerimônia homenageou pessoas, projetos e organizações que atuam de forma efetiva para promover a equidade racial, diversidade e inclusão no país e no mundo. 

Representando o Instituto Aegea, Édison Carlos, presidente da entidade, e Keilla Martins, coordenadora corporativa do programa Respeito Dá o Tom, participaram do evento, que reuniu apresentações culturais e destaques nas frentes de empregabilidade, educação e cultura. 

O evento teve como tema o “Carisma”, formado a partir da combinação entre influência, poder e afeto na construção de relações potentes e profundas para guiar mudanças reais e gerar impactos positivos na sociedade. Isso reafirma o compromisso da Aegea em entender seu papel na sociedade e atuar com responsabilidade corporativa na promoção da inclusão, por meio de um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças em um movimento de dentro para fora. 

Desde 2020, a Aegea é parceira do ID_BR e já foi reconhecida com o Selo Sim à Igualdade Racial em três edições (2021, 2022 e 2024), pelo programa “Respeito Dá o Tom”, lançado em 2017. O programa estrutura políticas internas voltadas ao combate ao racismo estrutural e à valorização da diversidade, com metas públicas para ampliar a presença de pessoas negras e mulheres em cargos de liderança. O Respeito Dá o Tom atua por meio de três pilares:  Empregabilidade, que foca na geração de oportunidades; Desenvolvimento, que promove o desenvolvimento de carreira dos profissionais dentro da companhia, e Relacionamento, que atua na garantia de um ambiente de trabalho inclusivo, a partir da sensibilização em atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial e de gênero a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a temática. 

A Aegea também é signatária do Pacto de Promoção da Equidade Racial, reforçando seu compromisso em adotar práticas empresariais que combatam desigualdades estruturais e alinhado a um Protocolo ESG Racial. Além disso, a companhia desenvolve iniciativas sociais que promovem capacitação para jovens mães e mães negras, periféricas e empreendedoras, além de formações profissionalizantes em audiovisual, comunicação e cultura digital para jovens negras com projetos como “A Mãe tá On”, “LAB CN” e “Respeito às Diferenças”, realizados em territórios onde opera. 

“Participar de um prêmio tão simbólico como esse reforça nosso compromisso diário com a construção de uma sociedade mais equânime. Na Aegea, acreditamos que diversidade e inclusão são pilares estratégicos e indissociáveis de uma atuação responsável e transformadora. Estamos presentes em 15 estados, em todas as regiões do Brasil, por isso a Aegea entende e incentiva seu papel na sociedade e atua com responsabilidade corporativa, começando por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea. 

O prêmio será transmitido no dia 25 de maio de 2025, pelo YouTube do ID_BR e na Rede Globo, depois do Fantástico.