O contrato da nova operação prevê cerca de R$ 1,3 bilhões de investimentos e beneficiará mais de 250 mil pessoas com a universalização dos serviços de saneamento na região.

Ocorreu no dia 22/03 a assinatura do contrato de concessão entre Aegea e a Prefeitura de Governador Valadares (MG) para prestação de serviços de saneamento e esgotamento sanitário no município mineiro. Os serviços serão prestados pela nova operação da Aegea, a Águas de Valadares, e contemplam a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas de saneamento, beneficiando mais de 250 mil pessoas. Estão previstos cerca de R$ 1,3 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato. A cerimônia aconteceu no Auditório Luiz Franco, na Prefeitura de Governador Valadares.

Além de promover a universalização dos serviços de abastecimento de água com qualidade, a nova concessão prevê a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em nove anos, e redução do índice de perdas de água para 25%.

A solenidade de assinatura contou com Guillermo Deluca, Vice-Presidente Regional da Aegea, e com o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, e representou a formalização da vitória da Companhia no leilão realizado em 30 de novembro na B3 em São Paulo.

“Esse momento representa a chegada da Aegea no Estado de Minas Gerais, em um município muito relevante para a região. Sabemos que temos muito trabalho a ser feito e uniremos nossos esforços para alcançar a universalização de serviços de esgoto nos próximos anos, com a prestação de serviço de qualidade para a população”, afirma Guillermo Deluca.

Com a chegada da Aegea em Minas Gerais, a Companhia passa a operar em 507 municípios de 15 estados, agregando expertise e diferentes modelos de contrato no atendimento a mais de 31 milhões de pessoas de Norte a Sul do país. Com quase 14 anos de atuação, a Companhia tem como propósito contribuir para sanear mais rapidamente o País, gerando prosperidade compartilha nos territórios onde atua e impactando positivamente a vida das pessoas e o meio ambiente. A Aegea parabeniza a Prefeitura Municipal de Governador Valadares pela iniciativa e acredita que parte da solução para levar saneamento a todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação integrada entre o poder público e o setor privado.

Sobre a Aegea  

A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 500 atualmente, distribuídos em 15 estados, beneficiando mais de 31 milhões de pessoas. Em 2023, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos reforçando, o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. A posição de liderança que a empresa ocupa e essa evolução foram possíveis devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br