Premiação promovida por engenheiros da Turma 89 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece intercâmbio técnico-cultural em Xangai aos 10 professores que conquistaram a Medalha de Ouro na Olimpíada. 

A Aegea, empresa privada referência no setor de saneamento, é patrocinadora da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil (OPMBr), idealizada por um grupo de engenheiros da Turma 89 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e que tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos 10 melhores educadores da disciplina de matemática no ensino médio no Brasil.  O evento, realizado de forma remota nesta quarta-feira, 27 de março, premiou 67 professores com medalhas, dos quais 48 na categoria Bronze, 9 na categoria Prata e 10 na categoria Ouro. Os professores que conquistaram a Medalha de Ouro farão, em setembro, um intercâmbio internacional de capacitação técnica e cultural de 15 dias no Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal de Xangai, na China.   

Depois da viagem de intercâmbio na China, o próximo passo será a realização de 50 workshops – cada um dos professores premiados ministrará cinco – em 50 cidades brasileiras a serem definidas em parceria com o Ministério da Educação. 

“Acreditamos que a educação transforma vidas, e estamos muito felizes em fazer parte desta iniciativa, que celebra uma das profissões mais nobre que existe: a do professor. A Aegea trabalha para deixar um legado social nos lugares onde atua e apoiar este projeto reforça esse nosso compromisso por meio do pilar da Educação. As escolas formam não apenas mentes brilhantes, mas também pessoas conscientes, que são fundamentais para o constante desenvolvimento do nosso país”, comenta Radamés Casseb, CEO da Aegea Saneamento. 

Para a Companhia, promover ações que impactem positivamente a população vai além da prestação dos serviços em saneamento. Por isso, a empresa tem iniciativas promovidas pelo Instituto Aegea – que tem como foco gerar impacto e prosperidade compartilhada por meio das melhores práticas socioambientais, especialmente nas áreas de meio ambiente, saúde, geração de renda e educação, tão fundamental para a formação de novos talentos e para o desenvolvimento socioeconômico no país. 

“A  Aegea não só leva saneamento básico para os municípios, mas vai além, desenvolvendo e apoiando projetos sociais e ambientais nos territórios. Para nós é uma honra e um orgulho fazer parte desse movimento patrocinando a Olimpíada de Professores de Matemática, agregando e reforçando todo o esforço que a companhia tem feito no pilar da Educação”, complementa Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea. 

O processo de avaliação dos professores participantes incluiu três etapas: um simulado, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido na sala de aula, na escola e na comunidade, e uma entrevista final com os membros do Conselho Acadêmico da OPMBr, que contou com a participação do professor Cristovam Buarque.