Reconhecimento publicado pela 100 Open Startups posiciona a companhia em segundo lugar no quesito inovação aberta com startups na categoria do setor.

A Aegea Saneamento ocupou o segundo lugar na categoria ‘Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura’ do Ranking TOP Open Corps 2023, da 100 Open Startups. Publicado desde 2016, a plataforma se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina. Referência no mercado, o Ranking reconhece e premia as corporações líderes em inovação aberta com startups. A solenidade ocorreu durante a Semana Nacional da Inovação, no dia 18 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). 

Presente em mais de 500 municípios de Norte à Sul do Brasil, a Aegea trabalha inovação em dois pilares: Incremental (Interna), que atua na melhoria de processos internos desenvolvida prioritariamente pelos colaboradores da companhia; e Disruptiva (Aberta), que busca desenvolver novas soluções, processos, modelos de operação, produtos ou sistemas por meio do relacionamento com universidades, startups e estudos.  

“Para a Aegea, é uma honra figurar por mais um ano no Ranking TOP Open Corps, um reconhecimento importante do trabalho que estamos realizando. Seguimos com o olhar para a inovação, de forma a contribuir com a evolução do saneamento no país. Um dos pilares da Inovação da Companhia é a inovação aberta com o relacionamento com startups, fundamental para continuarmos nesse caminho””, destaca Mauricio Endo, Diretor de Inovação na Aegea.  

Como exemplo dos investimentos da companhia em inovação aberta, a Aegea, desde 2021, tem parceria com o Innovation Latam no desenvolvimento do Aegea Hub, um programa focado em inovação aberta para captar novas soluções e projetos que impulsionem o desenvolvimento dos negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor. O objetivo deste programa focado em startups é promover a conexão com os novos negócios, trazendo os atuais desafios da companhia e do saneamento, para melhorar cada vez mais na eficiência e nos processos de atendimento aos usuários nas áreas de atuação. A Companhia também é parceira da Aevo, empresa de tecnologia para a gestão da inovação, que está no Ranking Top 100 ScaleUps. “Essas parcerias têm contribuído ativamente para que a Aegea crie novas conexões com Startups e com o ecossistema de inovação”, completa Endo. 

A cultura de Inovação na Aegea 

A inovação na Aegea está a serviço da performance. A Companhia, como empresa referência em seu segmento, entende a importância da inovação para otimizar processos, introduzir novas técnicas, ampliar a eficiência operacional, implementar ideias que ajudem no aumento da produtividade e da performance das operações.  

Por meio da inovação a Aegea busca diferentes formas de promover a evolução contínua e trazer novas formas de pensar, que vem desde soluções para a questão das perdas de água, até mecanismos para levar saneamento às famílias vulneráveis. Além disso, está também o olhar mais amplo para o setor, buscando formas de atuação em outras frentes do saneamento, como resíduos sólidos, por exemplo.