O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina contou com mais de 20 mil visitantes e mais de 100 painéis de debate.

A Aegea, companhia privada de saneamento e uma das patrocinadoras da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN) 2023 e 34º Encontro Técnico AESabesp, participou ativamente deste que é o maior evento sobre saneamento da América Latina, que contou com atividades imersivas e promoveu a troca de conhecimento com especialistas, líderes e representantes do mercado.  

A edição 2023 ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), com o tema “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, atraindo um público de mais de 20 mil visitantes, incluindo profissionais, técnicos, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados.  

Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, destacou a importância desses encontros. “Ficamos entusiasmados por participar do evento e fortalecer nosso diálogo com stakeholders do setor. Acreditamos que encontros entre especialistas, lideranças e representantes do mercado para compartilhar conhecimento, insights e soluções inovadoras são essenciais para a evolução do saneamento em nosso país e para a melhoria na qualidade de vida dos brasileiros”, disse. 

Durante o evento, mesas redondas e debates focaram em tópicos cruciais para o setor, como a redução de perdas nos sistemas de abastecimento de água e a inovação nos serviços de saneamento no Brasil. Gabriel Martins Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba, integrou o painel “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” com o case de gestão de recursos hídricos na região. A conversa foi moderada por Roberval Tavares de Souza, diretor de Operação e Manutenção da Sabesp, e teve participação de Paulo Massato, consultor especialista em saneamento, e Victor Arroyo, diretor para a América Latina da Isle. 

Desde a chegada da Aegea em Campo Grande (MS), os índices de perdas da concessão foram de 56% a 19%. Entre as estratégias apresentadas pelo executivo, está uma solução tecnológica de gerenciamento que detecta, analisa e gerencia eventos de rede e incidentes como vazamentos, falhas em ativos de saneamento. 

“O sistema identifica o padrão de cada ativo e ao menor indício de anormalidade, solta um alarme para um operador informando que tem um problema em certa região. Com isso temos rápido tempo de resposta para a resolução de vazamentos, eventos de falha de sensores e modificação do padrão de consumo de água, entre outros. Ações como essas permitem planos de manutenção de longo prazo e, acima de tudo, integração operacional e tática da equipe”, contou Gabriel Martins Buim. 

O painel “Panorama sobre a inovação no setor de saneamento no Brasil: percepções de especialistas e sanitaristas”, contou com a contribuição de Klaus Paz, coordenador de Engenharia e Projetos na Aegea. Foram apresentados os resultados do estudo ‘A Inovação no Setor de Saneamento’ da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Participaram também a diretora de Relações com o Setor de Saneamento da SBGC, Marcia Regina Barbosa Aires, e Olavo Sachs, coordenador da Associação dos Engenheiros da Sabesp, e Denise Pithan, Coordenadora de Inovação Corporativa da SBGC.  

Interatividade e realidade virtual 

Além das discussões técnicas, a Aegea marcou presença com um estande de 60 m² que ofereceu uma experiência interativa aos participantes. Um espaço permitiu que o público explorasse uma visita à Comunidade da Mangueira, atendida pela Águas do Rio (RJ), em um ambiente virtual 360º. Outro espaço no estande da companhia facilitou a conexão e o pré-cadastro de fornecedores no Portal AE Fornecedores, uma plataforma de relacionamento para ampliar e fortalecer as relações de parceria e negócios. Representantes da área de suprimentos da Aegea estiveram disponíveis para dar suporte ao processo. 

Além disso, foi criado um ambiente para os participantes se conectarem com parceiros do setor de saneamento e estabelecerem novos contatos profissionais, promovendo uma atmosfera para trocar ideias e insights sobre as últimas tendências e desafios do setor. “Foram três dias intensos de experiência que nos permitiu fortalecer nossa colaboração e inovação, contribuindo para o progresso contínuo do setor de saneamento”, completou Rogério Tavares. 

A Fenasan esteve integrada à feira Waste Expo Brasil, com foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, a 34ª edição do Encontro Técnico/Fenasan foi uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp. Saiba mais sobre o evento em: www.fenasan.com.br