Radamés Casseb, CEO da empresa, recebeu reconhecimento pela revista em edição comemorativa de 50 anos da premiação.

A Aegea foi a vencedora da categoria “Saneamento e Meio Ambiente” da premiação “Melhores & Maiores” realizada pela revista Exame, uma das principais premiações empresariais do país, realizada em parceria com o Ibmec. A solenidade aconteceu na quarta-feira, 13, em São Paulo.  

O CEO da companhia subiu ao palco para receber o troféu de melhor empresa de “Saneamento e Meio Ambiente” e celebrou o reconhecimento do trabalho da Aegea no setor. “Estamos honrados. Há 13 anos temos como principal objetivo levar acesso ao saneamento para milhões de pessoas em todo o Brasil. Entendemos que este prêmio é a resposta de que estamos no caminho certo, crescendo de maneira responsável e sustentável, com disciplina financeira, alinhados aos princípios ESG e executando um importante trabalho que gera impacto positivo na vida das pessoas, principalmente a população mais vulnerável, e no meio ambiente” comenta.

O relacionamento com as pessoas e o meio ambiente é uma das principais responsabilidades da Aegea. Outro compromisso da empresa é no âmbito econômico social. Hoje, são 1,7 milhão de pessoas beneficiadas pela Tarifa Social, que oferece desconto na conta de água e de esgoto às famílias vulneráveis. No ano passado a Aegea foi a primeira empresa de saneamento a emitir Bond vinculado a metas ESG na América Latina e pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.  

A companhia, também reconhece a importância iminente de proteger o meio ambiente e assume isso como uma de suas principais responsabilidades. Uma das evidências do trabalho ambiental da Aegea é com a Águas do Rio, concessionária da companhia no Rio de Janeiro, que já trabalha para contribuir de forma significativa para a recuperação da Baía de Guanabara e da Bacia do Rio Guandú.

Neste ano, a Aegea se tornou apoiadora do Blue Keepers, iniciativa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, que visa engajar empresas, governos e sociedade pelo combate à poluição crônica do oceano por resíduos sólidos, por meio de ações preventivas e corretivas, em concordância com o ODS14 e a Agenda 2030. Entre as diversas ações da Aegea pela proteção dos oceanos nos territórios onde atua, importantes esforços já estão sendo realizados pelas concessionárias Ambiental Serra (ES) e Prolagos (RJ), por meia da parceria com o projeto Blue Keepers.

Outra evidência do compromisso da Aegea em ampliar as iniciativas que demonstrem a importância da resiliência hídrica e da proteção ao meio ambiente, é o projeto em parceria com o WWF-Brasil, organização não-governamental integrante da maior rede de conservação do mundo, em um estudo de restauração e conservação da região das Cabeceiras do Pantanal, que visa a recuperação das áreas degradadas por meio da restauração da vegetação nativa do Cerrado.

“Buscamos investir em iniciativas e parcerias ampliem e que gerem efeitos positivos tanto no meio ambiente quanto na vida das pessoas. A Companhia acredita que o avanço do saneamento, especialmente da cobertura e tratamento de esgoto, são fundamentais para a agenda ambiental do país. Este reconhecimento reforça nosso compromisso com a geração de prosperidade compartilhada nos 489 municípios onde atuamos, de norte a sul do Brasil completa Radamés.

O Melhores e Maiores, da revista Exame, é a principal premiação empresarial do país e um dos guias da responsabilidade social no Brasil. Em 2023, foi comemorado a 50ª edição da premiação que mapeia o ranking das melhores e maiores empresas do país com base em seus indicadores financeiros, contábeis e de ESG.