Participação da companhia incluiu um estande imersivo para mostrar o inovador ‘Programa Infra Inteligente’, além da presença de executivos da empresa em painéis de discussão em torno dos temas mais relevantes da evolução do saneamento no Brasil.

A Aegea, líder em saneamento privado no Brasil, marcou presença no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Congresso da ABES, que ocorreu no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro reuniu um público de cerca de sete mil congressistas e visitantes para fomentar os grandes temas acerca do setor, com 60 painéis e mais de 300 especialistas de todo o país, entre os dias 21 e 24 de maio.

Os executivos Rogério Tavares, vice-Presidente de Relações Institucionais da Aegea; Eduardo Mendes, Diretor de Tecnologia; e Pedro Freitas, Diretor-Presidente da Prolagos, concessionária do Grupo Aegea que atua em municípios da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, foram alguns dos representantes da companhia que contribuíram com o alto nível de debates em torno de temas como o crescimento da participação do setor privado na prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, regionalização, iniciativas inovadoras nas práticas comerciais  e satisfação de clientes.

Outro destaque da participação da Aegea foi o estande interativo de realidade virtual durante a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), realizada de forma simultânea junto ao Congresso. No estande, o público pôde interagir e conhecer o Infra Inteligente, programa de gestão de ativos da companhia, e navegar por entre a infraestrutura de operação de uma de suas concessões. Por meio deste programa, a Aegea está desenvolvendo o maior Mapa Digital 3D do Brasil, que contempla as estruturas da empresa nos 13 estados onde atua.

O Programa Infra Inteligente tem como objetivo aprimorar os processos operacionais da Aegea, criando um ambiente virtual das estruturas, prevenindo eventuais manutenções e promovendo a modernização da infraestrutura de saneamento. Ele é fundamentado no que há de mais avançado em gestão de ativos de acordo com a ISO 55.001 e na metodologia de modelos 3D BIM.  Por meio dessa tecnologia de mapeamento é possível analisar a saúde do ativo e agir preventivamente em todas as etapas do ciclo de vida das estruturas, equipamentos e tubulações; garantir a eficiência da operação e, assim, melhorar as condições da prestação dos serviços, uma vez que é possível fazer diagnósticos a distância e orientar a manutenção, preservação e conservação dos ativos em ciclos de melhoria contínua, identificando a causa raiz de sintomas e falhas.

“Como líder no setor privado de saneamento, a Aegea busca aportar soluções inovadoras, que gerem valor para o setor de saneamento. Um exemplo deste pioneirismo é o Infra Inteligente, que levamos para a feira com uma ação imersiva. Nós fazemos o mapeamento dos ativos envolvendo muita tecnologia, com o uso de drones para realizar o levantamento fotográfico das nossas concessões e, com isso, é gerado o mapeamento 3D”, destacou Joyce Martins, Supervisora de Engenharia da Águas do Rio, concessionária da Aegea no Rio de Janeiro.

A Aegea também esteve presente no Espaço Startup, um estande ambientado com um conjunto de atividade voltadas a inovação aberta realizado pela ABES, com mentoria na rodada de negócios.