Companhia é a única do setor de saneamento das Américas a figurar na lista das empresas que são referência em ESG no setor de Utilities

A Aegea, líder no setor privado de saneamento, foi a única empresa de saneamento das Américas a figurar na lista das empresas que são referência em ESG no setor de Utilities, a ESG Industry Top-Rated 2023 da Sustainalytics, organização do grupo Morningstar eleita a melhor provedora de rating ESG pela ESG Insight Awards 2022.

Para André Pires, CFO da companhia, esse reconhecimento é mais uma evidência do comprometimento da companha com o tema. “O alinhamento aos princípios ESG é parte do nosso modelo de negócio, e estamos sempre nos aprimorando para seguir com o crescimento sustentável da Aegea”, afirma.

No ano passado, a Aegea figurou em primeiro lugar mundial entre empresas pares de saneamento no rating ESG da organização, conquistando também o primeiro lugar global em Governança Corporativa, Ética nos Negócios e Relacionamento com a Comunidade.

Atualmente, mais de 15 mil companhias em escala mundial de 42 setores são avaliadas em risco ESG pela Sustainalytics.

Compromisso com a agenda ESG

A companhia tem um longo histórico de iniciativas e compromisso ESG que estão vinculados com os seus negócios. Um deles foi a emissão de Sustainability-Linked Bonds, realizada em abril de 2022, com três metas ESG para 2030 atreladas ao cupom da dívida: redução do consumo de energia em 15%; aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança; e aumento de 17% para 27% de negros ocupando posições de liderança. A empresa foi a primeira de saneamento a emitir um Bond vinculado a metas ESG na América Latina, e pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

A Aegea também adota as melhores práticas de governança em sua gestão e um dos destaques é a certificação ISO 37001 de Gestão Antissuborno, que abriga uma série de regras internacionalmente reconhecidas com o objetivo colaborar para os programas de compliance das empresas, certificando o alinhamento entre as organizações e a Norma Antissuborno. A Aegea foi a primeira do setor de saneamento a obter essa certificação em 2018, renovando-a por duas vezes consecutivas, reforçando o compromisso da empresa com a ética e a integridade.  A companhia tem um Programa de Compliance, conduzido pela Diretoria de Integridade, que responde para o Conselho de Administração.

Nos 13 estados onde está presente, que somam atualmente 171 municípios de norte a sul do País, a Aegea impacta de forma positiva, direta e indiretamente, a vida das pessoas, levando inclusão sanitária, mais saúde e dignidade, promovendo ações e projetos socioeducativos e socioambientais, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a economia local.

No pilar social, com o Programa Vem Com a Gente, por exemplo, a companhia mobiliza agentes em bairros e comunidades vulneráveis para realizar um diagnóstico detalhado do funcionamento das infraestruturas de água existente, executar as intervenções necessárias para regularizar esses sistemas e levar saneamento de qualidade para as pessoas. Além disso, os agentes atualizam os cadastros dos clientes, ampliando o número de beneficiários na Tarifa Social, garantindo a acessibilidade dos serviços. Ainda no pilar social, a companhia tem estruturado programas de contratação de colaboradores residentes em comunidades, além de fornecedores locais, estimulando a geração de renda local. “Tudo isso faz parte do nosso compromisso em gerar prosperidade compartilhada nos locais onde atuamos e deixar um legado positivo para as pessoas e para as comunidades que vai além dos serviços de água e esgoto”, ressalta André Pires.