Academia Aegea – plataforma educacional da companhia – ofereceu 210 mil horas de treinamentos online entre janeiro e julho de 2022; parte da Academia, Programa de Desenvolvimento de Lideranças prevê treinamento de mais de 200 gestores em um ano.

O setor de saneamento está em expansão desde a sanção do Novo Marco Legal, que prevê a universalização dos serviços até 2033, com 99% da população com acesso à água potável e 90% com acesso à coleta e tratamento de esgoto. A Aegea Saneamento, empresa líder no setor privado, também segue expandindo fortemente a sua atuação – atualmente está presente em 154 municípios de norte a sul do país, atendendo mais de 21 milhões pessoas – e, como protagonista na transformação do setor no país, tem investido cada vez mais na capacitação de seus colaboradores e em suas lideranças.

Por meio da Academia Aegea, plataforma de educação e formação de pessoas fundada em 2014, a companhia oferece, para seus mais de 11 mil colaboradores, desenvolvimento nos aspectos culturais, de liderança, comportamentais e técnicos para dar sustentação ao crescimento do negócio. Entre janeiro e julho de 2022, foram mais de 210 mil horas de treinamentos online oferecidos.

Dentro da Academia Aegea, a companhia lançou o Programa Evoluir, cujo objetivo é aprimorar o desenvolvimento das lideranças da empresa. Essa estratégia faz parte do planejamento da Aegea de continuar crescendo com o grande foco na universalização do saneamento e na oferta de um serviço cada vez melhor aos seus clientes. Mais de 200 diretores e gerentes passarão pela jornada de desenvolvimento presencial e online do Programa, que oferece certificado para as lideranças que completam a capacitação.

A diretora de gestão de pessoas da companhia, Fabianna Strozzi, reforça a importância da capacitação dos colaboradores para a empresa. “A Academia Aegea foi criada tendo em mente o desenvolvimento da nossa equipe, e hoje é um dos exemplos do nosso comprometimento com o avanço do setor de saneamento no país. É necessário ter profissionais capacitados para universalizar os serviços, que só podem ser realizados com investimentos e inteligência no setor”, explica.

Com isso, a Aegea, por meio de sua plataforma educacional, investe constantemente no desenvolvimento de suas lideranças, com foco na cultura da companhia. “Já temos uma cultura forte de capacitação de pessoas, e criamos o Programa Evoluir para alinhar com nossas lideranças seu papel nesses ciclos. É um reforço da nossa cultura e a oportunidade de reconhecer o trabalho de quem influencia a Aegea e, consequentemente, o setor de saneamento”, aponta Fabianna.

A empresa também oferece aos colabores MBA em Saneamento, idealizado pela Academia Aegea e desenvolvido com a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, por meio da FGV In Company, além de graduação em Processos Gerenciais com ênfase em Saneamento na modalidade EAD, criada em parceria com a UniFAJ e reconhecida pelo MEC.