Empresa privada líder no setor amplia sua atuação para mais uma frente do saneamento e beneficiará mais de 350 mil pessoas em nove cidades do Ceará

A Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, em consórcio com a ENGEP Ambiental (Empresa do Grupo Multilixo), venceu a disputa da Concorrência Pública Nº01/2022, promovida pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri (CGIRS-CARIRI). O leilão foi realizado na sede da B3, na capital paulista.

A concorrência pública promoveu a concessão para gestão dos resíduos sólidos urbanos em nove cidades da região do Cariri, no Ceará: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A nova unidade de negócio da Aegea beneficiará mais de 350 mil pessoas e contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação das unidades de tratamento e reciclagem e prevê investimentos de mais de R$ 110 milhões nos 30 anos de contrato. A gestão da coleta dos resíduos será realizada pelas prefeituras locais.

Além disso, por meio do projeto será realizada a separação e reciclagem, principalmente por meio da inserção de associações de profissionais e cooperativas de reciclagem. Entre as principais metas estabelecidas está construção de aterro sanitário e destinação ambiental adequada de 100% dos resíduos, permitindo a desativação de nove lixões.

“É com grande responsabilidade e comprometimento que assumimos este novo desafio na região do Cariri, cerca de 3 meses após nossas vitórias nos blocos 1 e 2 do leilão da PPP da CAGECE, que se somam à concessão de esgotamento sanitário no Crato. Essa sinergia demonstra os esforços da companhia para transformação do saneamento no Nordeste”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea Saneamento.

Casseb destaca ainda que os avanços no setor devem promover um impacto social e ambiental na região: “A companhia investe continuamente em soluções e ações que promovam impacto positivo na vida das pessoas, como geração de empregos, saúde e desenvolvimento econômico e em ações de preservação do meio ambiente. A conquista desta concessão reforça nosso comprometimento com a sustentabilidade e marca a ampliação da atuação Aegea em mais esta frente do saneamento”.

Com esta vitória, a Aegea Saneamento complementa seu portfólio de atuação que, até recentemente, era focado em tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, absorvendo agora mais uma etapa do ciclo do saneamento básico com a destinação correta de resíduos sólidos. “Esta oportunidade veio ao encontro da visão da empresa em continuar investindo, crescendo e contribuindo com os indicadores do saneamento no Brasil, agora, de forma mais abrangente”, afirma Casseb.

A Aegea parabeniza o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri (CGIRS-CARIRI) pela iniciativa e acredita que parte da solução para levar saneamento para todos os brasileiros passa pela complementaridade e atuação entre o poder público e o setor privado. Com o novo marco regulatório do saneamento, iniciativas como esta estão sendo potencializadas, gerando novas oportunidades de investimentos em um ambiente ainda mais seguro.

Sobre a Sessão Pública de abertura e julgamento das Propostas Comerciais

A sessão pública foi realizada na B3, em São Paulo. A Aegea ofereceu um desconto na tarifa de 15,12%.