Projeto “Vem com a Gente” é o grande vencedor e a companhia também se destaca nos prêmios GENTE e POTÊNCIA;

Líder no setor privado de saneamento, a Aegea foi a grande vencedora na noite de premiação do GRI INFRA AWARDS 2022. Conquistando os dois principais prêmios da categoria “ÁGUA” e dois terceiros lugares nas categorias “GENTE” e “POTÊNCIA”, a Aegea foi a empresa que mais vezes subiu ao palco. O case “Vem com a Gente” foi o grande vencedor do Prêmio ÁGUA e o segundo lugar foi para o case “Práticas de Segurança Hídrica e Climatologia na Gestão de Água”. A premiação foi realizada no dia 17 de novembro e contou com mais de 180 projetos inscritos. A Aegea foi representada pelo Presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos.

Além dos cases do prêmio Água, a Aegea também conquistou os terceiros lugares nos Prêmios POTÊNCIA e GENTE, com os cases “Geração Distribuída de Energia de Fontes Renováveis” e “Programa Respeito dá o Tom”, respectivamente.

“É uma honra ver ações tão importantes da Aegea, como o Vem com a Gente e Respeito dá o Tom, por exemplo, sendo reconhecidos numa premiação tão relevante. Foram quase 200 projetos avaliados por uma comissão julgadora de alto nível, então os ganhadores foram projetos de excelência, inovadores e de grande impacto social no setor de Infraestrutura. Nossos resultados, portanto, reforçam que o compromisso da Aegea com esses temas está rompendo fronteiras.”, afirma Édison.

O GRI Infra Awards é um reconhecimento do GRI Club para iniciativas de empresas operadoras, concessionárias, gestoras, fundos e investidores que se destacaram no mercado de Infraestrutura no Brasil, passando por ações nos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, e ativos ambientais. A premiação deste ano teve como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como parte da Agenda 2030 criar cidades inclusivas, sustentáveis e justas.

Vem com a Gente

Em Manaus, onde a Aegea atua por meio de sua concessionária Águas de Manaus, o programa já implantou mais de 150 km de redes, levando água potável às comunidades vulneráveis que vivem em palafitas. Além disso, hoje mais de 100 mil famílias manauaras de baixa renda são contempladas com a Tarifa Social, que concede desconto no valor da fatura. “Parte do trabalho do Vem com a Gente foi identificar famílias que poderiam ser incluídas e beneficiadas com a Tarifa Social. Essa é uma forma de garantir saúde e dignidade para as pessoas”, comenta Édison.

No Rio de Janeiro, na concessionária Águas do Rio, já são mais de 2,6 mil agentes mobilizados pelo Vem com a Gente, indo até os bairros e comunidades, realizando um diagnóstico detalhado do funcionamento das infraestruturas de água existente e, na sequência, fazendo as intervenções necessárias para regularizar esses sistemas. Na capital fluminense, um destaque também é a prioridade para a contratação de mão de obra local, principalmente de pessoas que moram em comunidades. Dos 8 mil empregos gerados pela concessionária, 4,5 mil vivem nessas regiões e desenvolvem funções em diversos setores como operacional, comercial e administrativo.