Diretora de Gestão de Pessoas, Fabianna Strozzi compartilhou conquistas e desafios no mundo corporativo

A diretora de Gestão de Pessoas da Aegea Saneamento, Fabianna Strozzi, foi uma das convidadas do webinar Mulheres na Liderança, um bate-papo virtual promovido pela FGV In Company, onde foram abordados assuntos como as conquistas e os desafios das mulheres no mundo corporativo.

Mãe e profissional com mais de 22 anos de carreira, a diretora compartilhou um pouco sobre sua carreira. Fabianna destacou que contar com uma rede de apoio foi fundamental para seu desenvolvimento profissional e pessoal. De acordo com a executiva, o ponto mais importante da sua trajetória sempre foi identificar o quanto a cultura e as ações das empresas onde atuou faziam sentido com seus princípios e desempenho como profissional atuante na questão de gênero.

“Nós, enquanto profissionais de recursos humanos, nos sentimos ainda mais desafiadas em colocar efetivamente o papel da liderança feminina como exemplo. O momento que eu estou vivendo na Aegea me privilegia muito. A companhia tem como compromisso trabalhar a liderança feminina, no desenvolvimento e na inclusão profissional, como com a recente emissão de bonds SLB com metas atreladas à diversidade. É muito bacana fazer parte disso e saber que existem companhias que acreditam no poder de lideranças femininas”, contou.

Como empresa líder em saneamento no setor privado, atuando por meio de suas concessionárias em 13 estados de norte a sul do Brasil, a Aegea assumiu publicamente em abril o compromisso de ampliar a participação feminina em seus cargos de liderança, aumentando a porcentagem de mulheres nestas posições de 32% para 45% até 2030. Esta meta está atrelada à emissão de Sustainability Linked Bonds, e foi uma operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil.

A companhia irá alcançar os objetivos de desenvolvimento de lideranças por meio dos pilares de: I) Atração e seleção: com o estabelecimento de percentuais de representatividade feminina e negra nos processos seletivos da companhia; II) Liderança: por meio do programa de mentoria com foco na aceleração da carreira de mulheres na companhia; III) Talentos: com a aceleração de talentos femininos e negros mapeados na linha de sucessão, além de implementação de Programas de Graduação, MBA e Formação Executiva com representatividade feminina e negra; e IV) Política de Investimento Social Privado da Aegea: inclusão do tema da equidade de gênero de modo a trabalhar iniciativas que promovam oportunidades para meninas e mulheres nos territórios de operação da companhia.

Durante a conversa, a executiva falou ainda sobre a importância de uma cultura de diversidade eficaz nas corporações e destacou que, para além de palestras e treinamentos, é essencial que haja um espaço seguro para denúncias em casos de machismo no ambiente de trabalho, por exemplo. “Além de treinamento, é importante termos espaços seguros de denúncia. Na Aegea temos nosso canal de denúncia, implementado a partir do programa Respeito Dá O Tom. Esta é uma das ferramentas corporativas que nos ajuda a identificar os problemas e fazer com que eles não voltem a acontecer”, completou Strozzi.

O debate também contou com participação de Sueli Alves, diretora de RH no Grupo 3corações, e moderação da professora e psicoterapeuta Karen Spencer, sócia da Desenvolverh Consultoria. O webinar completo pode ser visto no canal da FGV.