Os desafios pós pandemia foram abordados pela vice-presidente de Gestão de Pessoas da companhia, Márcia Costa, durante live organizada pelo ICEO Practice Leader LHH

A vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, Márcia Costa, participou do webinar promovido pelo ICEO Practice Leader LHH, que abordou o papel dos profissionais de recursos humanos na construção do futuro no trabalho. A mediação da atividade foi feita por Irene Azevedo, líder da Prática ICEO da LHH e contou com a participação de Alexandre Campos, CHRO da AXA Brasil.

Durante a pandemia passamos por muitas transformações em nossa sociedade, a necessidade de cuidados especiais e as restrições demandaram mudanças bruscas em nossos sistemas de trabalho. Os modelos remoto e híbrido trouxeram ferramentas para a digitalização da atuação dos colaboradores que garantiram mais agilidade e concentração, aumentando, em muitos casos, o engajamento das equipes com os resultados, mas que também geraram preocupações com relação aos efeitos colaterais da falta de contato pessoal.

De acordo com Márcia Costa, foi possível observar na Aegea as pessoas atuando ativamente no negócio mesmo com o sistema de trabalho online. Nas operações da companhia, distribuídas de norte a sul, o atendimento aos clientes em lojas físicas recebeu novos desafios, pois durante o pico da pandemia uma parcela da população ainda tinha dificuldades em lidar com as ferramentas digitais. Com isso as concessões realizaram todos os protocolos necessários, garantindo uma alternativa aos clientes. “Gerar um equilíbrio entre as facilidades geradas pela digitalização e o acolhimento gerado do contato humano, tanto nas relações de trabalho quanto na prestação dos nossos serviços, foi e continua sendo foco dos nossos esforços para a construção do futuro para o trabalho e para as relações humanas de uma forma geral”, destacou a executiva.

“Com relação ao aprendizado e o desenvolvimento dos colaboradores, tivemos o aprimoramento de ferramentas que facilitaram a absorção de conhecimento. A Academia Aegea, área responsável pelo desenvolvimento de ações que oferece graduação superior e cursos técnicos e de abordagem social, é um exemplo que foi fortalecido durante este processo e tem sido fundamental na formação de nossas equipes e lideranças, o que gera um impacto muito positivo para o fortalecimento da cultura organizacional e do negócio como um todo”, pontuou a vice-presidente.

Por fim, a executiva destacou que vivemos um longo período de confinamento em que as relações humanas em si sofreram muitos questionamentos, o que refletiu no modo em que vivenciamos o nosso dia a dia de trabalho. As formas de socialização estão em processo de mudança e será necessário ter um cuidado maior com as pessoas. “Neste contexto, é preciso lembrar da importância da nossa capacidade de humanização. As vezes parece que a estratégia só se relaciona com números. Mas, na verdade, existe um cordão humano dentro do processo de trabalho que é indispensável para o desenvolvimento e crescimento das organizações”, finalizou.

Para a Aegea Saneamento, investir em pessoas é primordial para estabelecer a continuidade de suas operações e o fortalecimento de sua cultura organizacional, o que impacta diretamente na vida de milhões de pessoas que são beneficiadas diariamente com os serviços da companhia. A íntegra do webinar pode ser acompanhada pelo canal no Youtube.