Com a captação de US$ 500MM em sustainability- linked bonds (SLB) a companhia se compromete com três metas de sustentabilidade

Reforçando seu foco na disciplina financeira e gestão da estrutura de capital e considerando seu compromisso com a sustentabilidade e a sua evolução na agenda ESG, a Aegea, por meio de sua subsidiária, Aegea Finance, concluiu a captação de U$S500 MM em títulos sustentáveis, os chamados sustainability- linked bonds (SLB).  Os SLB são instrumentos de dívida atreladas ao alcance de metas de sustentabilidade e que têm as características financeiras vinculadas a esses compromissos pactuados entre as partes.

Com esta iniciativa, a companhia torna-se a primeira no setor a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas sociais e ambientais na América Latina, sendo a pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

“A conclusão desta emissão reforça a confiança do mercado de capitais em nosso modelo de negócios e em nossa capacidade de execução. A emissão faz parte da nossa estratégia de gestão de capital, com foco no alongamento do prazo médio da nossa dívida, levando em consideração nossa estratégia de crescimento. Com esta captação, seguiremos com nosso compromisso social e ambiental que já temos por meio da universalização dos serviços de água e esgoto nos municípios onde atuamos, iremos além das nossas obrigações contratuais. Seguiremos trabalhando com transparência e, agora, comprometidos ainda mais com três metas desafiadoras voltadas para iniciativas ESG, envolvendo todas as partes da nossa cadeia de valor, desde investidores até a população que é beneficiada com nossos serviços e ações”, Destaca André Pires, CFO da Aegea Saneamento.

A Aegea definiu metas que reforçam sua visão de atuação sustentável, eficiente e com iniciativas que valorizam a diversidade. São três as metas SLB Aegea que devem ser alcançadas até 2030:

Consumo de energia: redução do consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico.

“Como líderes do setor de saneamento privado, e por colocar a Sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as decisões, entendemos nossa responsabilidade em aumentar a eficiência das nossas operações para, assim, usarmos melhor os recursos naturais. Nossa matriz elétrica já é composta 94% por fontes renováveis, e agora vamos em busca de reduções ainda mais relevantes em nosso consumo de energia. Essa meta de redução é importante no pilar da sustentabilidade dos nossos negócios a longo prazo e será um impulso aos avanços que já promovemos nas concessões onde operamos. São investimentos relevantes nos programas de redução de perdas e em tecnologias mais eficientes nos processos”, afirma Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

Atualmente a empresa possui um amplo Programa de Eficiência Energética e de Redução de Perdas de Água. No último ano, a redução no índice de perdas representou cerca de 39 bilhões de litros de água poupados, o suficiente para abastecer 970 mil pessoas por 1 ano.

Mulheres na Liderança: Aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança.

Negros na Liderança: de 17% para 27% de negros ocupando posições de liderança.

“Como uma empresa prestadora de serviços, a Aegea quer refletir em seu quadro de funcionários a diversidade racial observada na população brasileira, reforçando a confiança da sociedade em suas entregas e atividades” completa Radamés.

Desde 2017, a Aegea é reconhecida por suas iniciativas de diversidade racial, por meio do programa “Respeito Dá o Tom”. Esse programa tem como objetivo promover a equidade nas oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos. Entre as frentes utilizadas para promoção do tema dentro da companhia está a Academia Aegea, que reforça a conscientização entre os colaboradores da empresa, além de capacitar e ajudar no desenvolvimento da carreira dos funcionários por meio de treinamentos técnicos, comportamentais e de preparação para posições de liderança.

Esta captação está alinhada com a estratégia da companhia de diversificação de fontes de financiamento, visando garantir solidez financeira para suportar o desenvolvimento de seu modelo de negócios.