A Aegea Saneamento participou do painel “A importância do saneamento para o setor de infraestrutura,” que fez parte do 1º Fórum Infraestrutura Cidades e Investimentos, promovido pela Exame e com colaboração da plataforma Hiria. A Aegea foi representada por Rogério Tavares, vice-presidente de relações institucionais da companhia.

O encontro promoveu o diálogo entre importantes representantes, com o objetivo de visualizar, debater e formatar soluções em projetos de saneamento e infraestrutura, apresentando os desafios e oportunidades dentro de novos contextos econômicos, políticos e sociais.

Foram discutidas a importância de investimentos nas regiões norte e nordeste do país, que ainda sofre com baixos índices de atendimento. “Buscamos estudar projetos nestas regiões, principalmente que beneficiem a população mais vulnerável. Mesmo com grandes mananciais, o norte e nordeste precisam de atenção. A Aegea atua em algumas cidades como Manaus (AM), Teresina (PI) e Timon (MA), com resultados significativos. Novos editais devem acontecer e vamos estudar todos os projetos.” Afirmou Rogério Tavares.

Os investimentos em saneamento resultam no aquecimento da econômica regional, com novas obras e por consequência novos empregos. A Aegea beneficia cidades pequenas, médias e grandes com populações que variam de 3 mil até 2,2 milhões de habitantes, o que demonstra a importância de cada região e a expertise operacional da companhia nos diferentes “brasis”.

Os participantes também comentaram as novas perspectivas, oportunidades e desafios no setor e a importância dos aspectos ESG em saneamento, “Para a Aegea, ESG é inerente ao negócio, pois contribuímos não somente em aspectos ambientais, como na transformação socioeconômica da população”, disse Rogério.

Além da Aegea, participaram do painel Karla Bertocco Trindade, Sócia e Head de infraestrutura da Mauá Capital e Adriano Stringhini, Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp. A dinâmica foi mediada por Carla Aranha, Repórter de Macroeconomia e infraestrutura da Exame.

A Aegea Saneamento acredita e compartilha dos benefícios que o diálogo entre diferentes representantes do setor pode resultar na qualidade e melhoria de vida da população. O trabalho em conjunto e a compreensão do cenário são essenciais para ações que caminhem para universalização do saneamento no país.