O Programa Infra Inteligente, da Aegea Saneamento, foi um dos destaques do bate-papo “Diálogos Avançados”, promovido pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS). A companhia foi representada pelo líder do Programa, Wagner Oliveira de Carvalho, que apresentou as principais características da tecnologia e a importância de ativos e soluções inovadoras para o aprimoramento contínuo e eficiência operacional no setor.

O Building Information Model (BIM) – que significa Modelo da Informação da Construção – é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um projeto. A introdução da metodologia no setor, traz soluções de sistemas mais efetivas na perspectiva social, ambiental e econômica e diminui o risco para a população como um todo.

Ao reproduzir os sistemas de saneamento por meio de gêmeos digitais e a metodologia BIM, o Infra Inteligente permite que os times da Aegea realizem visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços em saneamento. O programa, que é reconhecido mundialmente, foi desenvolvido pela companhia em 2018 e um dos finalistas do Year in Infrastructure 2020 – maior premiação de infraestrutura do mundo.

“O saneamento possui um grande déficit no Brasil com cerca de 100 milhões de pessoas sem cobertura de esgoto. O programa Infra Inteligente trabalha com padrões de alta tecnologia com uma abordagem sustentável, pois o mapeamento digital permite que intervenções técnicas sejam feitas de modo preventivo e com os recursos necessários. A Aegea criou o programa para diminuir esse número que ainda é alarmante e reduzir os custos operacionais, garantido o ciclo da água de modo seguro e eficaz,” afirma Wagner Oliveira.

Durante a Live, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista localizada em Piracicaba, Interior de São Paulo, foi apresentada como case. Por meio do Infra Inteligente foi possível visualizar em um ambiente 3D o funcionamento em tempo real da estação, demonstrar os benefícios e toda sua estrutura.

Participaram do painel Cahuê Carolino, arquiteto urbanista e gestor do Programa BIM e Francimar Rocha, engenheiro civil e gerente do departamento técnico de qualidade da implantação, ambos da Sabesp, com mediação de Regina Ruschel, engenheira civil e livre-docente do Projeto Auxiliado por Computador e pesquisadora sênior em BIM.

A Aegea Saneamento acredita e investe em ações inovadoras em saneamento para proporcionar vidas mais dignas e saudáveis e busca as melhores ferramentas para oferecer uma prestação do serviço focada na melhoria contínua da operação, respeitando as peculiaridades e o ciclo sustentável de cada região, com comprometimento ambiental e social.