O Programa Infra Inteligente, da Aegea Saneamento, foi um dos destaques do Fórum Saneamento 2021, promovido pela Hiria e LMDM. A companhia foi representada pelo líder do programa, Wagner Oliveira de Carvalho, que apresentou as principais características da iniciativa e a importância na gestão de ativos e inovação na busca por eficiência operacional no setor durante o workshop sobre Gestão de Ativos.

“A Aegea realiza um modelo de negócios baseado eficiência operacional para aumentar os índices de atendimento no setor, adaptando nossas soluções tecnológicas para cada região que atendemos. A gestão dos ativos precisa ser aplicada de modo que todos os colaboradores possam entender a operação e tomar as melhores decisões. Os investimentos em BIM (Building Information Modeling) resultam em um cenário que otimiza os processos e evitam problemas no cotidiano das atividades.” afirma Wagner Oliveira de Carvalho, líder do Programa Infra Inteligente da Aegea Saneamento.

Ao reproduzir os sistemas de saneamento por meio de gêmeos digitais, o Infra Inteligente permite que os times da Aegea realizem visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços em saneamento. O programa é reconhecido mundialmente, sendo um dos finalistas do Year in Infrastructure 2020 – maior premiação de infraestrutura do mundo.

No workshop, foram demonstradas as ações para coleta e análise de informações aplicadas em uma das recentes concessões da companhia: a MS Pantanal para gerir o sistema de saneamento básico de Mato Grosso do Sul.

“Todo levantamento de dados é feito com alta tecnologia, por meio de drones e GPS (Global Positioning System). As imagens captadas geram um arquivo em 3D, que é inserido num banco de dados compartilhado e, com isso, podemos avaliar as necessidades técnicas em nossa nova concessão”, completa Wagner Oliveira.

Também participaram do painel Claudio Domingorena, Gerente de Gestão da Regulação na ISA CTEEP, Luiz Antônio de Oliveira Junior, Superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil na ARSESP e, como moderador, Leandro Domaredzky, Sócio da LMDM Consultoria Empresarial.

A Aegea Saneamento acredita e investe em ações inovadoras em saneamento para proporcionar vidas mais dignas e saudáveis e busca as melhores ferramentas para oferecer uma prestação do serviço focada na melhoria contínua da operação, respeitando as peculiaridades e o ciclo sustentável de cada região, com comprometimento ambiental e social.