O Programa Infra Inteligente, da Aegea Saneamento, foi reconhecido no 2º Prêmio INOVAINFRA como um dos projetos mais inovadores em infraestrutura no Brasil em 2021. A companhia foi representada pelo Líder do programa Wagner Oliveira de Carvalho e pelo Gerente da iniciativa, Osmar Rosa que apresentaram as principais características do Infra Inteligente no Webinar de Saneamento promovido pela Revista O Empreiteiro.

Ao reproduzir os sistemas de saneamento por meio de gêmeos digitais, o Infra Inteligente permite que os times da Aegea realizem visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços em saneamento. O programa é reconhecido mundialmente, sendo um dos finalistas do Year in Infrastructure 2020 – maior premiação de infraestrutura do mundo.

“É uma honra estar com a nossa equipe entre os projetos reconhecidos por uma importante editoria técnica como a Revista O Empreiteiro. O Infra Inteligente é um programa de soluções digitais, mas também de transformação cultural que integra esforços de diversas áreas da organização. Esta conquista reforça ainda mais a visão da Aegea de ser reconhecida como a melhor companhia na viabilização e gestão de negócios de saneamento no Brasil,” afirma Wagner Oliveira de Carvalho, Líder do Programa Infra Inteligente da Aegea Saneamento.

Também foram demonstradas as ações para coleta e análise de informações aplicadas na recente concessão da companhia: a Ambiental MS Pantanal para gerir o sistema de saneamento básico de Mato Grosso do Sul.

“Todo levantamento de dados é feito com alta tecnologia, por meio de drones e GPS. As imagens captadas geram um arquivo em 3D, que é inserido num banco de dados compartilhado e, com isso, podemos avaliar as necessidades técnicas em nossa nova concessão”, completa Osmar Renato Rosa, gerente do programa.

O reconhecimento foi recebido após a iniciativa da Aegea ser analisada por júri independente, formado por representantes de entidades de Engenharia e Infraestrutura. Um dos critérios de julgamento foi a aplicação prática dos projetos e seus resultados reais.

A Aegea Saneamento acredita e investe em ações inovadoras em saneamento para proporcionar vidas mais dignas e saudáveis e busca as melhores ferramentas para oferecer uma prestação do serviço focada na melhoria contínua da operação, respeitando as peculiaridades e o ciclo sustentável de cada região, com comprometimento ambiental e social.